Hoje temos uma dica de filme em que Christoph Maria Herbst e Nilam Farooq se envolvem em batalhas verbais bastante afiadas. Lançada em 2021, a comédia Reputação, do diretor alemão Sönke Wortmann, é um remake bem-sucedido de um premiado longa-metragem francês que quase ninguém conhece.
Reputação transforma o racismo cotidiano em batalhas verbais retoricamente poderosas
O professor de direito Richard Pohl (Herbst) é conhecido na universidade pelo seu tom áspero. Mas quando ele insulta a aluna Naima Hamid (Nilam Farooq) de maneira xenofóbica e racista por causa do atraso dela, ele claramente ultrapassa os limites e é ameaçado com medidas disciplinares.
Pohl recebe um ultimato do seu amigo e reitor da universidade: se quiser manter o emprego, terá que preparar Naima para uma competição de debates. Naima é tudo menos entusiasta e, além disso, tem que ganhar dinheiro com empregos de meio período para que a sua família não seja deportada. Por isso, ela não tem outra opção a não ser trabalhar com o professor que é bom em retórica.
O filme do diretor Wortmann trata do poder da linguagem. As cenas e personagens da comédia francesa O Orgulho (Le brio, no idioma original) foram, em grande parte, adotados sem alterações no remake. Mas o professor Pohl, em particular, é muito mais suave e acessível na versão alemã.
O público é guiado pela trama com muito mais suavidade e não é tirado da sua zona de conforto tanto como no original francês. Um ponto forte do filme são definitivamente os debates acirrados e a forma como a oratória é evidenciada.
Reputação está disponível no catálogo da Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!