Uma das maiores obras-primas de Orson Welles é, também, um dos títulos essenciais do gênero noir. Charlton Heston, Janet Leigh e um Welles completamente transformado compõem o elenco de uma história formidável que pode ser vista esta noite, no Telecine (via Globoplay) ou na assinatura premium do Prime Video.
Em A Marca da Maldade, um agente da polícia em lua-de-mel faz um agradável passeio noturno com sua esposa, até que uma bomba explode e causa grande comoção. Após o ocorrido, o agente começa a investigar o caso ao lado do detetive local - conhecido por seus métodos abusivos e perigosos.
Mesmo sendo um filme tão ancorado nos códigos clássicos do noir, o filme parece fervorosamente moderno. Sua maneira de nos apresentar a história, com uma cena de abertura perfeita, transmitem inspiração e energia incomparáveis.
Em parte por suas motivações humanas, pela preocupação com a corrupção do ser e da cidade quando se quer valorizar o poder. O suspense conduzido pelo diretor não só avança muito bem a trama, como também é revelador sobre esses personagens e sobre um sistema pensado para garantir que quem exerce e preserva o mal saia ileso.
Tudo a partir de uma excelência técnica inquestionável, na qual a música e a fotografia primorosa (em preto e branco) são tão fundamentais para o desenvolvimento narrativo quanto o objetivo bem-definido. Ótimas atuações, principalmente de Welles, que consegue vender o aspecto grotesco de seu personagem além da notável maquiagem. É um filme magistral e essencial, e você não deve perder a oportunidade de vê-lo.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!