Minha conta
    A sequência secreta de Blade Runner que quase ninguém lembra: foi um dos maiores fracassos do cinema de ficção científica dos anos 90, mas virou filme cult
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Embora Blade Runner 2049 continue a narrativa de Ridley Scott, outro filme expandiu traços deste universo décadas atrás.

    Todo mundo sabe que o clássico Blade Runner teve uma sequência lançada em 2017, Blade Runner 2049, com Ryan Gosling e Harrison Ford liderando o elenco, mas a verdade é que há 26 anos foi lançada uma sequência secreta da qual quase ninguém se lembra e agora tem o status de filme cult. Foi lançado em 1998 e na época foi um grande fracasso de bilheteria.

    Talvez alguns de vocês já saibam que se trata do filme Soldado do futuro, o longa-metragem que Paul W.S. Anderson dirigiu logo após O Enigma do Horizonte, ainda hoje o melhor trabalho de sua filmografia (mas que também fracassou na época). Sua carreira não deu certo até que ele trouxe o game Resident Evil para as telonas, mas essa não é a história que nos interessa agora.

    A conexão de Soldado do Futuro com Blade Runner

    No papel, Soldado do Futuro é um filme que nada têm em comum com Blade Runner, já que o segundo é uma adaptação de um romance de Philip K. Dick e o primeiro nada tem a ver com o célebre escritor de ficção científica. No entanto, o que ambos os títulos compartilham é David Webb Peoples como roteirista, que criou um vínculo indiscutível entre eles.

    O próprio Peoples comentou que considerava que ambas as histórias estavam ambientadas no mesmo universo. Sobre o longa de 1998, ele afirma que foram introduzidos certos elementos para deixar essa conexão mais clara para os espectadores atentos. Lembrando que, enquanto Soldado do Futuro se passa em 2036, a aclamada narrativa de Ridley Scott tem espaço em 2019.

    Warner Bros.
    Maior ficção científica do ano ganhará nova história ainda em 2024, mas não nos cinemas

    Por exemplo, há uma cena em que um spinner de Blade Runner pode ser visto em um aterro sanitário. Estou ciente de que isso pode ser visto como uma simples piscadela, já que outro deles já apareceram em De Volta para o Futuro 2, mas o link vai além disso.

    A referência inegável é quando se vê que o personagem de Kurt Russell em Soldado do Futuro lutou nas batalhas do Ombro de Órion e do Portão de Tannhäuser que Roy Batty (Rutger Hauer) menciona em seu inesquecível monólogo final.

    Warner Bros.

    Isso não quer dizer que também haja detalhes que joguem a favor de quem se recusa a ver o filme de Paul W.S. Anderson como uma sequência de Blade Runner, já que outras batalhas ocorridas no universo de seu protagonista também aparecem em outras histórias, como Star Trek e Lewis & Clark.

    Porém, seu próprio roteirista defende essa tese e com certeza conhece os universos de Blade Runner e Soldado do Futuro muito melhor do que qualquer um de nós. É claro que o público lhe deu as costas completamente na época de seu lançamento, pois arrecadou insignificantes 14 milhões de dólares nos Estados Unidos quando seu orçamento era de 60 milhões.

    "Mais que uma história de terror sobre escapar da morte": 5 anos depois, franquia de ficção científica vai finalmente expandir legado em novo formato

    Enquanto Blade Runner está disponível na Max, Soldado do Futuro pode ser visto por compra ou aluguel digital no Prime Video.

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    O Soldado do Futuro
    O Soldado do Futuro
    Data de lançamento 27 de junho de 2023 | 1h 38min
    Criador(es): Paul W.S. Anderson
    Com Kurt Russell, Jason Scott Lee, Connie Nielsen
    Usuários
    3,8
    alugar ou comprar

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top