Vencedor do Oscar por seu último filme, Oppenheimer, Christopher Nolan se tornou um dos diretores mais famosos de Hollywood. O cineasta exala amor pelo cinema e é um verdadeiro visionário que aborda cada um de seus filmes com extrema delicadeza e sem deixar de lado os mínimos detalhes. E é provavelmente por isso que sua filmografia não tem altos e baixos.
Os filmes de Christopher Nolan, sem dúvida, influenciarão as novas gerações de cineastas, mas, ao mesmo tempo, suas obras também foram influenciadas pelos títulos com os quais ele cresceu e se apaixonou pelo cinema. O diretor de filmes aclamados como Interestelar, a trilogia O Cavaleiro das Trevas e Dunkirk falou em várias ocasiões sobre os filmes que adora, e sua lista inclui desde clássicos inegáveis como 2001 - Uma Odisséia no Espaço até títulos recentes como Godzilla Minus One e Vidas Passadas.
Outro filme relativamente recente que Christopher Nolan elogiou é um filme biográfico - um gênero que sempre o interessou - de 2018 que foi muito elogiado em sua época, porém passou mais despercebido do que deveria: O Primeiro Homem, dirigido por Damien Chazelle logo após La La Land - Cantando Estações e novamente estrelado por Ryan Gosling, dessa vez com Claire Foy no papel principal.
Um relato em primeira pessoa da vida do astronauta Neil Armstrong, o filme concentra sua história no programa espacial realizado pela NASA entre 1961 e 1969, que levou à viagem do astronauta à Lua na Apollo 11. Uma história contada da perspectiva de Armstrong que explora o custo de realizar uma missão que foi uma das mais perigosas da história.
“É uma recriação magistralmente encenada do programa espacial, com detalhes físicos totalmente convincentes e camadas de imersão cinematográfica que comandam a credibilidade e garantem que a natureza radical e intensamente subjetiva do ponto de vista de Chazelle seja um choque que se revela lentamente”, disse Nolan em 2018 em um artigo para a Variety.
“Sua visão da jornada de Neil Armstrong nunca seria um caso intermediário”, disse Nolan. “Ao equiparar nossos momentos humanos mais íntimos com a grande aventura, o filme não diminui o cósmico, mas eleva o terreno”.
Com uma bilheteria de pouco mais de 100 milhões de dólares contra um investimento de 70 milhões, O Primeiro Homem não foi um sucesso de bilheteria, mas certamente é um filme que vale a pena. A crítica original do AdoroCinema publicada na época de seu lançamento e escrita por Lucas Salgado atribui ao longa 5 estrelas e o classifica como "obra-prima". Você pode encontrá-lo no catálogo do Telecine ou Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!