Embora pouco possa ser feito contra princesas tão icônicas como Branca de Neve ou Bela Adormecida, alguns corajosos ousaram fazer seus próprios filmes de princesas fora da Disney. Foi o caso de A Princesa Encantada - que apesar de ter fracassado nas bilheterias, triunfou no formato VHS e deu origem a uma longa saga.
O filme contava a história da Princesa Odette e do Príncipe Derek, forçados a se casar para unir os reinos - apesar da antipatia mútua. Anos depois, um revés separa o casal, e Odette acaba transformada em cisne por causa de uma maldição.
Apesar das críticas majoritariamente positivas, o filme arrecadou apenas 9,8 milhões de dólares com um orçamento de 21 milhões. Alguns meios de comunicação falaram em "sabotagem" , já que a estreia coincidiu com o lançamento O Rei Leão nos cinemas.
No entanto, o filme foi um sucesso estrondoso quando chegou ao formato de fita VHS, abrindo caminho para várias sequências. Por muito tempo, a trama permaneceu uma trilogia com A Princesa Encantada 2: O Segredo do Castelo e A Princesa Encantada 3: O Segredo do Reino Encantado (com uma queda significativa na qualidade do roteiro e da animação).
14 anos depois, decidiram reviver a saga com uma animação 3D - e foi aí que se abriu a temporada para uma série de novos capítulos, cada uma mais absurdo que o anterior. Um total de 11 sequências que, surpreendentemente, foram dirigidas por Richard Rich, diretor do longa original. Pelo menos, Odette pode se orgulhar de ser a princesa com mais filmes.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!