É a noite de 10 de janeiro de 1952 em Nova Jersey e, na longa fila do lado de fora de um cinema, um pai e uma mãe tentam tranquilizar seu filho pequeno, que está prestes a assistir à primeira sessão de sua vida. Fascinado pelo filme O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil B. DeMille, o jovem Sammy Fabelman fica atônito com uma sequência que envolve um espetacular acidente de trem.
Quando recebeu uma locomotiva elétrica como presente de Hanukkah, ele pegou emprestada a câmera do pai e tentou reproduzir a cena várias vezes. Os anos passam, mas a paixão de Sammy pelo cinema permanece e, ao aperfeiçoar a arte de dirigir filmando sua família, ele se prepara, sem saber, para se tornar um dos maiores diretores de todos os tempos.
Autobiografia?
Dirigindo suas próprias memórias de infância e seu amor crescente pela arte do cinema, Steven Spielberg se estabeleceu como o mais relevante e eficaz contador de sua própria história.
Embora o último longa-metragem do diretor (que atualmente está trabalhando em um novo filme de ficção científica) seja apimentado com elementos de ficção e, portanto, não seja estritamente uma autobiografia (razão pela qual o protagonista não se chama Steven Spielberg), Os Fabelmans é, no entanto, um relato sincero e comovente da juventude do diretor.
Um filme definitivo para todos os fãs de Spielberg
Sua paixão crescente pela sétima arte e suas primeiras filmagens com amigos, mas também seu amor incondicional por ambos os pais, seus anos como estudante, às vezes perturbado pelo antissemitismo de alguns colegas, seus primeiros romances, seus primeiros dramas, tudo isso é retratado de forma poderosa.
Um verdadeiro primor de 2 horas e meia, Os Fabelmans de fato explica e diz a todos aqueles que admiram os filmes de Steven Spielberg de onde eles vieram.
Elogiado pela imprensa, esse maravilhoso tributo do cineasta aos seus anos de infância também conquistou os espectadores do site francês AlloCiné, que lhe atribuíram uma impressionante média de 4,2 estrelas de 5. Essa é uma pontuação não alcançada por nenhum de seus filmes desde 1998 e superado apenas pelo lançamento de O Resgate do Soldado Ryan no site francês. No AdoroCinema, o filme tem uma média 4,1 de 5.
Portanto, Os Fabelmans é indiscutivelmente uma das obras mais memoráveis do diretor e, caso ainda não tenha assistido, você a encontra no streaming Max ou no catálogo do serviço Telecine.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!