A indústria cinematográfica e televisiva é recheada de curiosidades que compõem a entidade comercial e artística que chamamos de Hollywood. Existem desde uma referência macabra responsável por cortar o braço ou a mãe de personagens em referência a Star Wars a recursos de roteiro que indicam a morte de algum indivíduo na trama.
Entre tantos segredos, existe um que poucas pessoas devem ter notado, mas que está literalmente nas telas a tempo o suficiente para ser observado. Trata-se de um jornal falso utilizado em milhares de séries, filmes e produções audiovisuais desde os anos 1960. Produzido pela The Earl Hays Press, empresa responsável por produtos falsos, de rótulos de alimentos a outros objetos de cenário, este adereço já se tornou uma tradição.
É possível encontrar o jornal falso em títulos como That ‘70s Show, Onde os Fracos Não Têm Vez, O Massacre da Serra Elétrica, O Silêncio dos Inocentes, Desperate Housewives, De Volta Para o Futuro, Gasparzinho, Todo Mundo Odeia o Chris, entre outros. Disponível no site da empresa por 35 dólares, este icônico jornal falso com seis colunas já foi segurado por Ed O'Neill em cenas de duas séries distintas, Modern Family e Um Amor de Família.
Essa decisão foi tomada para evitar o trabalho de pedir direitos de exibição de editoras de jornais reais, que estão protegidos por leis de propriedade intelectual e direitos autorais, além de ter possíveis implicações com histórias reais que poderiam aparecer em tela, algo que poderia culminar em processos aos estúdios.
Pause Gladiador aos 21 minutos e 57 segundos: Existe um viajante do tempo na Roma Antiga?Ainda em uso em diversas produções de Hollywood, este jornal nunca mais passará despercebido aos olhos de quem descobriu este curioso fato da indústria.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!