Ridley Scott não conhecia tão bem o Império Romano, o roteiro que David Franzoni acabara de escrever, ou algo parecido. Mas ele se apaixonou por Gladiador em um encontro graças a... uma imagem. Especificamente, Pollice Verso, pintura do artista francês Jean-Léon Gérôme de 1872.
O quadro está exposto em um museu no Arizona, e Scott não tinha a menor ideia do enredo do seu vindouro filme, mas quando os produtores lhe contaram, ele simplesmente respondeu “Não importa, eu vou fazer isso". E este foi o breve início de um dos maiores sucessos de sua carreira.
Novo Barbieheimer vem aí! Gladiador 2 será lançado no mesmo dia de um dos filmes mais aguardados de 2024O filme acabou ganhando cinco estatuetas no Oscar, foi o segundo filme de maior bilheteria de 2000, atrás de Missão: Impossível 2, e todos estavam aplaudindo o realizador. O problema era óbvio: como fazer uma franquia agora? Nick Cave, o cantor, sugeriu uma ideia: Maximus, no purgatório, acabaria viajando por todas as eras encarregado de matar Cristo e seus discípulos. No final, ele acabaria trabalhando no Pentágono. Felizmente ou infelizmente, Gladiador 2 será algo muito diferente.
E por mais que tenhamos gostado da primeira parte, algumas coisas foram deixadas de lado devido ao estrondoso sucesso do projeto. Por exemplo, aquele momento, aos 21 minutos e 57 segundos, em que vemos alguém ao fundo vestindo jeans andando calmamente atrás de Russell Crowe. Levando em consideração que os cowboys foram inventados 1.693 anos depois do filme, ou foi uma referência ao roteiro que Nick Cave queria escrever ou alguém estragou tudo.
A trama do longa acompanha os dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris). Neste momento, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.
A existência de Gladiador II é quase um milagre causado pela marca que deixou na sociedade, principalmente considerando que Crowe não fará uma participação especial e seu futuro nas bilheterias, principalmente depois de saber o que tem custou entre 250 e 310 milhões de dólares, parece, na melhor das hipóteses, duvidoso.
A resposta para o sucesso do filme chega em 21 de novembro, quando o projeto desembarca nos cinemas brasileiros. Enquanto isso, é possível assistir Gladiador nos seguintes serviços de streaming: Netflix, Disney+, Prime Video e Telecine.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!