São muitos os filmes de ficção científica que aparecem na lista dos maiores fracassos da história do cinema. Com títulos que vão de As Marvels a Mundo Estranho, incluindo O Destino de Júpiter e The Flash. No entanto, há um filme cujo desastre foi tão grande que custou 100 milhões de dólares na época e mal conseguiu faturar 7 milhões durante sua exibição nos cinemas de todo o mundo. Estou falando de Pluto Nash...
Uma catástrofe da ficção científica
Estrelado por Eddie Murphy, Pluto Nash chegou aos cinemas em 2002, depois de sofrer uma série de problemas durante as filmagens e a pós-produção. A má reputação que surgiu em torno dele fez com que seu lançamento fosse adiado diversas vezes até que a Warner Bros. prolongasse o suficiente e o lançasse em 16 de agosto de 2002.
Seu fracasso foi colossal, pois mal alcançou o décimo lugar durante seu primeiro fim de semana nos cinemas e depois caiu completamente do penhasco. No total, Pluto Nash arrecadou apenas cerca de US$ 7,1 milhões, com orçamento de US$ 100 milhões.
Obviamente, o público deu as costas a Pluto Nash, mas também foi destruído impiedosamente pela crítica. Com comentários como "uma perda de tempo e dinheiro', "é toda a razão para não ir ao cinema" ou "todas as cópias do filme deveriam ser enviadas e enterradas em Plutão", é muito difícil encontrar qualquer tipo de qualidade para redimi-lo.
Na verdade, não é nada incomum ver Plutão Nash nas listas dos piores filmes da história do cinema. Além disso, o próprio Eddie Murphy estava tão insatisfeito com isso que aproveitou qualquer oportunidade para deixar claro que era um verdadeiro desastre, especialmente nas reveladoras declarações que ele deu ao The New York Times.
O que é desafiador é quando você está em um filme e o filme não é [palavrão]. Isso é desafiador: quando você está sentado na sala de exibição e vê a primeira cópia de Pluto Nash. Lembro-me da primeira vez que assistimos a Pluto Nash, eu estava com meu filho Myles. Ele provavelmente tinha uns 8 anos. Myles está sentado lá comigo, e o filme é todo fraco. Então, no final, fica em silêncio, e meu filho pequeno diz: "Cafona". Isso foi desafiador. Até o bebê sabe que é cafona
Há alguns anos, ele também disse sobre Pluto Nash que "pensar nele me quebra por dentro, me quebra completamente", então é bastante evidente que o protagonista de Um Tira da Pesada 4: Axel Foley preferiria esquecer a existência do filme.
Na verdade, na época de seu lançamento, o diretor Ron Underwood foi o único que tentou defendê-lo da melhor maneira que pôde. O problema é que certamente Pluto Nash nunca deveria ter sido feito e isso teve um efeito terrível em sua carreira. Desde então dirigiu apenas mais um filme, encontrando refúgio na televisão. Uma pena, porque não esqueçamos que ele é o responsável pelo maravilhoso O Ataque dos Vermes Malditos.
Pluto Nash está disponível para aluguel no catálogo do Prime Video.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!