Há vários anos, depois de longas e acaloradas discussões para decidir quais eram os melhores filmes de animação de todos os tempos, os jornalistas do AlloCiné - parceiro internacional do AdoroCinema - elaboraram uma lista dos 10 longas-metragens do gênero que você absolutamente tinha que ver em sua vida.
O resultado foi uma seleção rica e eclética, representando uma ampla gama de épocas e nacionalidades, com monumentos famosos criados por grandes estúdios, bem como filmes menores feitos por mestres da animação.
Um dos 10 filmes de animação que você precisa ver em sua vida
Entre O Rei Leão, da Disney, e Up - Altas Aventuras, da Pixar, o excelente Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais, feito em 2005 pelos valentes e talentosos artistas britânicos do Aardman Studios, está representado no centro desta lista.
Depois de serem os heróis de três curtas-metragens lendários que os tornaram os mascotes do pequeno estúdio britânico, Wallace e seu companheiro Gromit estão de volta (desta vez, no cinema). Sua nova missão: salvar as hortas!
Graças à sua empresa Anti Pesto, eles estão livrando as hortas locais de todos os coelhos que estão tentando invadi-las, apenas alguns dias antes da grande competição anual de vegetais. Mas uma abóbora na sopa pode muito bem estragar a festa: um coelhinho destrói e engole todos os vegetais em seu caminho.
Classificado com 4,1 de 5 estrelas pelos espectadores do AdoroCinema e com 4,9 de 5 (!!) pela imprensa, esse primeiro longa-metragem dedicado a Wallace & Gromit é um verdadeiro tour de force. Particularmente merecedor de elogios em comparação com a maioria das produções de outros estúdios, ele domina com perfeição a exigente e delicada técnica de stop motion.
A paciente arte do stop motion
Na Aardman, a animação é uma arte que é cultivada com paciência, como cuidar de um jardim. Portanto, talvez não seja coincidência o fato de A Batalha dos Vegetais tratar tanto do cultivo de vegetais que seus criadores o regaram com perseverança e meticulosidade. O stop motion (ou animação quadro a quadro) exige precisão e, às vezes, até um dia inteiro de trabalho para um segundo de filme. A quantidade de trabalho envolvida é monumental, mas as recompensas também são.
Depois do brilhante A Fuga das Galinhas, o segundo longa-metragem dos estúdios ingleses é uma verdadeira pepita do humor britânico e devastador, com uma sensação definitiva de autenticidade: cada um dos cenários que vemos na tela existe de verdade, cada objeto foi moldado à mão, modelado com muito esforço, e o resultado inevitavelmente reflete isso.
Wallace & Gromit voltarão ao centro das atenções no final do ano em um segundo longa-metragem, Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, ainda sem título em português, a ser lançado na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!