Minha conta
    É um dos 10 filmes de guerra para ver na vida: 36 anos após seu lançamento, continua sendo um auge absoluto do gênero
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Lançado em 1988, The Beast of War é um dos exemplos mais raros de um filme sobre a invasão soviética do Afeganistão. Uma obra-prima do futuro diretor de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões.

    1981. O segundo ano da invasão soviética no Afeganistão. Um esquadrão de tanques de batalha T-55 ataca uma aldeia e massacra seus habitantes. No caminho de volta para casa, a tripulação de um dos tanques, liderada por um comandante tirânico e paranoico, se perde no deserto afegão. Ela é então perseguida por Mujahideen equipados com um lançador de foguetes RPG-7, que fazem de tudo para vingar os civis mortos durante o massacre perpetrado pelas forças soviéticas...

    O diretor Kevin Reynolds é frequentemente reduzido às filmagens infernais de Waterworld, que teve um impacto duradouro em sua carreira, além de causar um rompimento com seu astro principal, Kevin Costner. Ou seu formidável Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, um enorme sucesso de bilheteria lançado em 1991.

    Muito, muito distante do maniqueísmo ultrajante de Rambo 3, lançado no mesmo ano e que lhe causou sérios danos, o segundo filme de Kevin Reynolds foi uma obra-prima: Beast of War.

    Procurando um tema para um futuro filme, ele descobriu uma peça em dois atos escrita pelo autor William Mastrosimone, intitulada Nanawatai. Uma palavra derivada do dialeto Pashtun que significa "asilo", permitindo que uma pessoa sob cerco entre na casa de qualquer outra pessoa, inclusive de seu inimigo, e faça um pedido que não pode ser recusado, mesmo ao custo da vida ou da fortuna do anfitrião.

    Sony Pictures

    Um conto quase metafísico sobre o fascínio da guerra, mas também sobre o horror que ela carrega consigo, um filme de guerra com a sensação de um faroeste em que os homens estão perdidos e engolfados na vastidão do deserto, Beast of War é um dos raros exemplos de uma obra cujo tema/contexto é a invasão soviética do Afeganistão. Até então, Hollywood havia se limitado a reviver o trauma da Guerra do Vietnã, cujas feridas nunca foram completamente curadas.

    Impulsionado por uma trilha sonora sublime e hipnótica de Mark Isham, o filme é conduzido à distância por um elenco em uníssono. A começar pelo desempenho sensacional de George Dzundza, fisicamente transformado (é preciso lembrar como ele era em O Franco Atirador para entender), como o tirânico comandante de tanque Daskal, uma criança da guerra que acabou se tornando um verdadeiro carrasco. Nesse aspecto, o filme tem algumas sequências de brutalidade e selvageria insanas...

    Sony Pictures

    Ao lado dele, Jason Patric encontra aqui simplesmente o melhor papel de sua carreira, sem esquecer Steven Bauer, que não era visto tão bem desde seu Scarface com Brian de Palma, Stephen Baldwin e Don Harvey, conhecido como soldado Kaminski, que interpreta um louco de guerra e que encontrará um personagem bastante semelhante em outro filme do gênero, Pecados de Guerra, de Brian de Palma.

    Embora o filme seja bem conhecido dos cinéfilos, ainda há muito trabalho a ser feito para divulgar essa obra-prima para a grande maioria do público. Portanto, se você nunca assistiu ao filme, já sabe o que precisa fazer: está disponível para aluguel ou compra digital nas plataformas Amazon e Apple TV.

    A Fera da Guerra
    A Fera da Guerra
    Data de lançamento 18 de maio de 2021 | 1h 51min
    Criador(es): Kevin Reynolds
    Com George Dzundza, Jason Patric, Stephen Baldwin
    Assista agora em Sony One

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top