Se você acha que não é possível gastar tanto dinheiro em campanhas promocionais quanto na produção do próprio filme, veja o que aconteceu em 1997, quando o departamento de marketing gastou 250 milhões de dólares em merchandising, bonecos, videogames e quadrinhos para a estreia de O Mundo Perdido - Jurassic Park. O filme custou apenas 73 milhões de dólares. Felizmente, ele arrecadou mais de 600 milhões e não foi um fracasso para os livros de história.
Deve-se observar que esse filme nem deveria ter existido: Michael Crichton não tinha interesse em escrever uma sequência para Jurassic Park e somente quando o filme foi um sucesso é que ele decidiu começar a escrever (e não deixar que esse saco de dinheiro ambulante passasse por ele, é claro). O contrato estabelecia que Steven Spielberg e companhia só poderiam fazer essa sequência se Crichton decidisse continuar com a saga.
No filme, entretanto, eles fizeram o que quiseram com o material original. De fato, no final, vemos um bizarro buraco na trama em que um navio fantasma chega ao porto com um T-Rex trancado em uma caixa e, presumivelmente, todos os membros da tripulação mortos. Mas como, se o tiranossauro está preso? A resposta pode ser encontrada nos primeiros esboços do roteiro, quando o navio deveria estar infestado de velociraptores. No entanto, em um determinado momento, eles decidiram desistir desses dinossauros e manter, por algum motivo, o navio fantasma. Não faz sentido, mas funciona visualmente, então nunca pensamos muito nisso.
Crichton decidiu se desassociar completamente da saga Jurassic, mas, após sua morte, quem poderia impedi-los de capitalizar o sucesso? Tess Sharpe escreveu Claire's Evolution, baseado na trilogia Jurassic World, que foi lançado em 2018 e se passa pouco antes da abertura do parque temático. Nesse ponto, a saga já estava funcionando no piloto automático.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!