Um filme que acumulava poeira na gaveta se tornou um sucesso absoluto nos EUA, depois de ser lançado nos cinemas por uma distribuidora independente voltada para o público cristão. Com um resultado de bilheteria superior a 184 milhões de dólares, Som da Liberdade arrecadou mais na América do Norte em 2023 do que, por exemplo, Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1, que somatizou pouco mais de 172 milhões de dólares no mercado doméstico.
Parte do sucesso foi uma jogada de marketing incomum, na qual o público foi persuadido a comprar ingressos para pessoas que não tinham condições financeiras de ver o filme. Um conceito emocionante que teve impacto. Mas mesmo sem esse truque de vendas, Sound of Freedom, no original, pode ser visto como uma verdadeira história de sucesso, já que custou apenas 14,5 milhões de dólares para ser produzido.
Além disso, as polêmicas em torno do filme podem ter alimentado ainda mais a curiosidade do público. O suspense foi frequentemente referido como um longa conservador, já que o ator principal Jim Caviezel e também o verdadeiro Tim Ballard, em cuja história de vida a película se baseia, são bastante próximos do grupo de conspiração conservador de direita QAnon. No entanto, essas ideias na verdade não desempenham nenhum papel na produção em si e só podem ser compreendidas como subtexto.
Som da Liberdade: Compare os personagens do filme com as pessoas da vida realSe você está curioso e gostaria de dar uma chance ao filme, Som da Liberdade está disponível no catálogo do Prime Video.
Esse é Som da Liberdade
Som da Liberdade é baseado na história de vida de Tim Ballard (vivido pela estrela de A Paixão de Cristo, Jim Caviezel). Ele trabalhou por muito tempo como agente de segurança interna e atuou contra o tráfico de pessoas e crianças em nome do governo. Mas as rodas burocráticas funcionam lentamente e apresentam repetidamente ao agente durão desafios inesperados. E todo o sofrimento e crimes cruéis levam Ballard a resolver o problema por conta própria.
Ele largou o emprego e foi para a América do Sul, onde tenta encontrar a raiz do mal e libertar as crianças das mãos de traficantes de seres humanos. Mas sua missão lentamente começa a chegar até ele.
O projeto mais polêmico de Mel Gibson terá 2 sequências: "Vai ser o maior filme da história"O filme estava acalorado
Som da Liberdade é um típico suspense que trata de um problema importante, mas às vezes o envolve em imagens muito bregas (Jim Caviezel lacrimeja em close-ups várias vezes) e cujo pequeno orçamento é definitivamente perceptível. O único incômodo é que o filme tem sido cada vez mais assumido por grupos de direita devido às declarações duvidosas do ator principal e ao foco em um protagonista considerado extremamente polêmico. Também para pesar do diretor Alejandro Monteverde, que já se distanciou diversas vezes dessa instrumentalização.
A crítica do AdoroCinema concedeu 2,5 de 5 estrelas ao filme: “Som da Liberdade se beneficiou da polêmica em que se envolveu. A produção não é a tragédia que alguns pregam – tampouco o salvador de lares que outros colocam. A história de Tim Ballard se encontra em um apático meio termo onde, se não fosse pelas controvérsias, já teria caído no esquecimento.”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!