Atenção: este texto contém spoilers
Divertida Mente 2 não simboliza apenas uma lufada de ar nas quentes temperaturas de crise vividas pela Pixar. O projeto dirigido por Kelsey Mann representa, além de uma retomada importante para a empresa, o primeiro passo na experimentação escancarada de outras vertentes da animação.
Nos primeiros 40 minutos da sequência, quando as emoções já conhecidas vagam tentando retornar ao painel de controle, o público conhece o cofre de segredos da Riley. Lá, ótimos personagens são apresentados, incluindo Bloofy e Pouchy. A dupla fica escondida no local, pois a garota sente vergonha em ainda gostar do cão e de sua pochete-ajudante vindos diretamente de um programa infantil. O grande ponto sobre essas criaturas animadas é que elas são apresentadas em 2D.
“Não tínhamos certeza de como faríamos isso”, disse o diretor ao Indiewire. “Sempre soubemos que seriam personagens de um programa pré-escolar que Riley assiste. E existem diferentes estilos desses tipos de shows: 3D, 2D. E [Bloofy's House] teria um orçamento limitado, então sabíamos que não estaria no mesmo nível de um típico filme de animação aqui na Pixar."
Ele continuou: “E então pensamos: 'Espere um minuto, temos muitos animadores 2D realmente excelentes'”, continuou Mann. “'E se fizéssemos os personagens em 2D?' Eles montaram um ótimo pipeline para animação 2D em Win or Lose [a primeira série longa da Pixar chegando este ano ao Disney+] e aprenderam muito. E descobrir como esses personagens se encaixam no mundo 3D foi muito divertido.”
Divertida Mente 2 vai ter continuação? Você vai poder voltar à mente de Riley muito mais cedo do que imaginaA dupla de personagens interage com as emoções (e com a audiência) com base no modelo de Dora, a Aventureira. O cãozinho faz perguntas para os outros personagens e aguarda alguns segundos para ver se acertaram a resposta, no estilo de programas infantis educativos.
Outra grande ajuda foi a primeira série da Pixar, que chega ao Disney+ nos próximos meses. "Felizmente, tínhamos acabado de fazer algo parecido em Win or Lose, onde toda a animação é feita no TVPaint, um programa 2D, e depois é projetada nesse cartão 3D que realmente vive no espaço com os outros personagens”, Thomson acrescentou. “Então acabamos fazendo esse mesmo tipo de mixagem para que [Bloofy e Pouchy] se movessem com a câmera.”
“Sua equipe não pode inventar uma cor?”: Diretor de Divertida Mente 2 revela processo divertido (e tortuoso!) para criar novas emoções (Entrevista)Divertida Mente 2 está em cartaz nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!