O que torna um filme de guerra realista? É a precisão histórica? Ou melhor, o brilhantismo técnico como em O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg, cuja sequência de abertura inesquecível foi tão impactante que até foi necessário criar um aviso de emergência para veteranos?
O veterano de guerra James D. Dever, que se aposentou do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos no final da década de 1990 e desde então trabalhou como consultor técnico militar em Hollywood, tem uma resposta diferente para esta pergunta: “A época não importa. São os uniformes e a forma como [os personagens] se movem e se comportam que, para mim, definem o realismo de um filme de guerra", disse ele ao Task & Purpose.
"Uma das grandes cenas história da televisão": O clássico de guerra de Steven Spielberg que impressiona pela precisão históricaEm última análise, são detalhes que você provavelmente só notará se tiver servido no exército: certas formulações que não correspondem ao jargão militar, armas usadas incorretamente ou erros no uniforme. “Em alguns desses filmes de hoje, parece que as roupas foram tiradas do cabide”, explica Dever. “Não parecem sujas ou suadas e não há nada que indique que o uniforme já tenha sido usado há algum tempo.”
Veterano de guerra elogia filme de Michael Caine por seu realismo
Como um exemplo positivo, ele cita um filme de guerra de 1964, no qual Michael Caine desempenha o papel principal: Zulu. O filme pode ser menos conhecido do que outros clássicos do gênero, mas tem uma pontuação perfeita de 96% no site de coleta de críticas dos EUA, Rotten Tomatoes, com críticas em sua maioria positivas - e James Dever também está cheio de elogios:
“Se você nunca viu este filme, com certeza deveria assisti-lo”, indica ele sobre a obra que se passa durante a Guerra Zulu, em 1879. “As formações são exatamente adequadas para aquela época, os fuzis, a forma como os [soldados] se comportam. É tão real que só isso já o torna um bom filme.”
Hoje no streaming: Uma obra-prima que refletiu como poucas a loucura da guerraAlém de Michael Caine, Stanley Baker (Na Rota do Inferno) e Jack Hawkins (Ben Hur) também desempenham papéis principais. O filme, dirigido por Cy Endfield, centra-se na dura batalha entre a tribo Zulu e os soldados do Império Britânico. Na chamada Batalha de Isandlwana, cerca de 1.300 soldados britânicos e cerca de 1.000 guerreiros zulus foram mortos.
Atualmente, Zulu está disponível gratuitamente na PLEX. No entanto, o longa está apenas no idioma original e sem legendas em PT-BR.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!