Minha conta
    Dia do Cinema Brasileiro: Este personagem da vida real marcou toda uma geração – e você pode encontrá-lo no streaming
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Esta obra-prima de Héctor Babenco está na Netflix.

    Embrafilme

    No dia 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Para celebrar essa data tão importante, vale muitíssimo a pena prestigiar o nosso cinema nacional nas telonas espalhadas por todo o país. Mas, sobretudo, a data também pode ser uma excelente oportunidade de revisitar grandes clássicos.

    É possível encontrar na Netflix, um desses títulos celebrados. Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, obra dirigida por Héctor Babenco (antes do clássico Pixote, a Lei do Mais Fraco) apresenta um personagem da vida real, que entrou de forma definitiva no imaginário popular.

    Uma história real (e trágica)

    Embrafilme

    Nos anos 1960, surge uma organização, batizada pela crônica policial brasileira como Esquadrão da Morte, que passa a combater o crime à margem da lei. Nessa conjuntura, surgem vários episódios e personagens que marcaram uma época. Lúcio Flávio (Reginaldo Farias) é um deles. Ele se tornou um conhecido bandido no Rio de Janeiro.

    Na adaptação cinematográfica baseada no livro de José Louzeiro (coautor do roteiro), um banco é assaltado em uma cidade do interior e o Dr. Bechara (Ivan Cândido) dá início a uma ação policial nos subúrbios do Rio, para localizar Lúcio. Ele e sua mulher, Janice (Ana Maria Magalhães), recebem a notícia da prisão de Mucuçu, integrante do bando de Lúcio, que também acaba sendo preso, mas foge da delegacia.

    Certa noite ele é preso novamente por Bechara e levado para um presídio, onde agentes da Polícia Federal tentam em vão saber do seu envolvimento com Moretti (Paulo César Pereio), um policial. Lúcio é liberto por seus companheiros e, com a conivência de Moretti, assalta um banco. Tentando mudar de vida, Lúcio vai com Janice para Belo Horizonte, mas seu destino já estava traçado...

    Dia do Cinema Brasileiro: Premiado em Cannes, um dos mais belos filmes nacionais finalmente chegou ao streaming

    O longa-metragem conta com um elenco estrelado. Além dos já citados Reginaldo Farias, Ivan Cândido, Ana Maria Magalhães e Paulo César Pereio, nomes como Milton Gonçalves e Grande Otelo também compõem os créditos. Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia está disponível na Netflix.

    Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
    Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
    Data de lançamento 22 de novembro de 1977 | 2h 05min
    Criador(es): Héctor Babenco
    Com Reginaldo Faria, Ana Maria Magalhaes, Milton Gonçalves
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top