Hoje, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro em homenagem às primeiras imagens a serem gravadas em território brasileiro. Mais do que isso, ele serve para aplaudir os talentos que contribuem com a nossa produção cultural na frente e atrás das câmeras nas cinco regiões do país. Também destacamos a importância do cinema nacional no cenário internacional, deixando de lado a (já batida) síndrome de vira-lata.
Para celebrar a data, deixamos aqui a dica de um dos mais célebres longas-metragens brasileiros dos últimos anos, mas que ainda não tinha chegado ao streaming. A Vida Invisível, do diretor Karïm Ainouz, foi lançado em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes e meses depois chegou aos cinemas daqui. Agora, cinco anos depois, ele está disponível no catálogo do Globoplay.
Baseado no romance “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, escrito pela autora pernambucana Martha Batalha, o drama foi altamente aclamado pela crítica desde sua estreia. Com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção venceu a mostra Um Certo Olhar em Cannes e entrou para a lista do The Hollywood Reporter dos 10 melhores filmes do festival.
Tem Brasil em Cannes! Thriller de Karim Aïnouz é anunciado em principal seleção do FestivalA Vida Invisível foi eleito como o nosso representante para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2020, mas não ficou entre os finalistas e Parasita levou o prêmio. Na mesma edição, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado como Melhor Documentário.
Qual é a história de A Vida Invisível?
Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).
Com um elenco brilhante, contando com a participação especial de Fernanda Montenegro, A Vida Invisível é uma narrativa orgânica e visceral da realidade da mulher brasileira e da própria sociedade - não há timidez para mostrar as tragédias e desencontros de Guida e Eurídice. Além disso, o longa de Aïnouz faz o que uma boa adaptação promete, ao invés de copiar o texto exato, amplia aquele “universo” descrito nas páginas, trazendo uma nova perspectiva sobre a história.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!