A carreira de Gerard Butler deu um grande salto depois de dar vida a Leônidas em 300 (2007), adaptação de sucesso de Zack Snyder para os quadrinhos de Frank Miller. Seu trabalho teve um impacto tão grande que é muito difícil imaginar outro ator nesse personagem, mas a verdade é que Butler quase ficou sem ele devido a um vício que sofria na época.
"Você precisa parar de fumar"
É verdade que Gerard Butler também não era desconhecido naquela época, pois ele já havia sido visto em títulos como Reino de Fogo (2002) e O Fantasma da Ópera (2004). Foi o produtor Alan Horn quem inicialmente não viu o ator como Leônidas e depois lhe impôs uma condição essencial para alcançá-lo, como revelou ao Hollywood Reporter:
Butler fez O Fantasma da Ópera para nós. Eu disse: 'Não o vejo para o papel'. Para mim, ele era o Fantasma . Alguns dias depois, recebo uma ligação do Gerard Butler. Ele diz: 'Posso ir ver você?' Então ele vem me ver e é realmente imponente fisicamente. Eu sabia pelo Fantasma que ele fumava e pensei ter sentido o cheiro nele. Então eu disse: 'OK, você pode ficar com o papel com uma condição: você precisa parar de fumar'. Ele disse: 'Você está falando sério?' Eu disse 'Sim. Me dê sua palavra e ele será seu'. E ele disse: 'Eu lhe dou minha palavra'
Dessa forma, Butler conseguiu um papel altamente cobiçado que marcou o início de sua jornada como herói de ação. É claro que nenhum de seus trabalhos subsequentes no gênero teve mais sucesso do que 300, o que o impediu de se tornar aquela grande estrela de Hollywood que prometeu ser após sua atuação carismática como Leônidas.
A propósito, Zack Snyder já estava considerando Butler para o papel antes de Alan Horn dar sua aprovação, então tudo se resumia a esse pedido para que ele parasse de fumar. O curioso é que o ator mais tarde pensou durante as filmagens que 300 que "vai ser uma m*rda", reclamando também que não hesitou em destruir seu corpo para conseguir a melhor forma física que já teve em toda a sua vida.
300 se passa durante a Batalha de Termópilas na Grécia, quando o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação deles uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!