Minha conta
    Tesouro do cinema brasileiro acaba de chegar ao catálogo da Netflix com história que vai tocar até aqueles "sem coração"
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Fruto de premiado curta-metragem, longa passou pelos cinemas e diversos festivais até chegar ao catálogo do streaming.

    Isso já foi dito diversas vezes por esse jornalista que vos escreve, mas nunca é demais reforçar que o pensamento de que o cinema nacional é limitado a poucos gêneros ou inferior a produções internacionais é uma grande falácia.

    Em junho, quando se comemora o Dia do Cinema Brasileiro e o Mês do Orgulho, a Netflix vai receber uma série de excelentes produções do nosso país e uma delas, já disponível na plataforma, é imprescindível para quem adora cinema.

    Praia do Futuro, Flores Raras e outros filmes LGBTQ+ brasileiros para comemorar o mês do orgulho

    Exibido no Festival de Veneza, na Mostra de Cinema de São Paulo, no Festival do Rio e em outras festividades mundo afora, Sem Coração se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília.

    Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

    Fruto de curta premiado em Cannes

    Vitrine Filmes

    Sem Coração é a culminação de um sonho antigo dos diretores Nara Normande e Tião. Nascido a partir de um curta-metragem homônimo da dupla, premiado no Festival de Cannes em 2014, a trama surge a partir das memórias da cineasta em Maceió, Alagoas.

    A ideia não era expandir o projeto anterior, mas após conhecerem as pessoas que viriam a formar o elenco, os realizadores ficaram encantados. "A gente achou que existia um universo muito mais rico e profundo do que a gente pessoa", disse Tião em entrevista ao Ingresso.com. "As experiências que a gente viveu no curta, juntando com as minhas memórias, a ideia para o longa foi vindo naturalmente, aos pouquinhos", completou Nara.

    Amadurecimento, surrealismo e despertar

    Vitrine Filmes

    Um dos principais pontos de Sem Coração é apresentar de maneira natural como esses adolescentes lidam com as mudanças naturais da juventude. Com a proximidade de novos rumos que podem afastá-los desse mundo protegido e familiar do litoral alagoano, são apresentados diferentes arcos de desenvolvimento que pontuam a pluralidade de vivências brasileiras da década de 1990.

    A escolha dos diretores em utilizar elementos surreais ao filme adicionam um ar envolvente de mistério a estes personagens. Da mesma forma que a chegada da puberdade e de novas experiências são experiências cheias de enigmas, essa aura é compartilhada com o público através de sonhos e questionamentos encabeçados pela ideia da menina "sem coração".

    "Uma luz na possibilidade de viver um amor": O impacto de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho no público após 10 anos

    Além disso, há também duas tramas que demonstram organicamente o despertar da sexualidade destes jovens. Ao representar a problemática em ser diferente na época, e ainda sob a pressão de não ser mais uma criança, as narrativas conseguem se dividir entre a crueza da sociedade diante do desejo de jovens LGBTQIAP+, mas preserva também a atmosfera fabular do encontro com o primeiro amor dentro dessa perspectiva queer.

    Estrelado por Maeve Jinkings, Erom Cordeiro, Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel e Kaique Brito, Sem Coração está disponível na Netflix.

    Sem Coração
    Sem Coração
    Data de lançamento 18 de abril de 2024 | 1h 31min
    Criador(es): Nara Normande, Tião
    Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel
    Usuários
    3,1
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top