Minha conta
    "Isso me tirou algumas noites de sono": Adaptação de Grande Sertão causou um problemão para diretor de O Auto da Compadecida
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Grande Sertão está em exibição nos cinemas brasileiros, nova adaptação do clássico de Guimarães Rosa.

    Grande Sertão está em exibição nos cinemas brasileiros, adaptação de Guel Arraes (O Auto da Compadecida) para um dos maiores clássicos da literatura nacional, Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. O AdoroCinema participou da coletiva de imprensa do filme, onde o diretor comentou sobre essa nova versão da obra nas telonas.

    Grande Sertão
    Grande Sertão
    Data de lançamento 6 de junho de 2024 | 1h 48min
    Criador(es): Guel Arraes
    Com Caio Blat, Luisa Arraes, Rodrigo Lombardi
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Ver sessões (14)

    Escrito em colaboração com Jorge Furtado, Grande Sertão é uma releitura da obra de Guimarães Rosa e Guel Arraes explicou que isso surgiu pela intenção de ter algo a acrescentar na adaptação do livro, que ele considera "um negócio grande".

    "A gente achava que estava na hora de fazer um filme sobre a guerra urbana brasileira com mais pontos de vistas, diferente do que já virou quase o gênero do cinema brasileiro, um subgênero do favela movie", conta Guel Arraes. "E a gente achava que tava na hora de fazer algo diferente nisso, diferente como ponto de vista, que a gente tinha que achar um jeito de ter ponto de vista de todos os participantes dessa guerra, inclusive dos bandidos".

    Uma das questões mais interessantes de Grande Sertão é que, por mais que a história seja reimaginada para um contexto urbano atual, essa adaptação resolveu manter o texto original de Guimarães Rosa. O diretor, responsável por O Auto da Compadecida, tinha preocupação de que isso ficasse estranho. "O mais comum, o mais prudente seria fazer uma coisa de época porque essa linguagem já passa melhor, você já sai do contemporâneo".

    Isso me tirou algumas noites de sono, né? Porque era dentro do contemporâneo de um universo onde você tá acostumado a ver de uma forma é hiper-realista, documental, do jornal. Então, eu falava 'não vai dar certo, porque eu vou ver aquele cara falando Shakespeare numa parede de tijolos, vai ficar uma loucura'

    Grande Sertão é uma comunidade controlada por facções criminosas onde uma luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra. Riobaldo (Caio Blat) entra para o crime por Diadorim (Luisa Arraes), cuja identidade e a paixão que sente são mistérios conflitantes em sua cabeça. A partir de então, em meio a um ambiente hostil de guerra, Riobaldo enfrenta dilemas éticos, morais e existenciais, enquanto busca entender seu lugar no mundo e também sua própria natureza.

    Grande Sertão está em exibição nos cinemas brasileiros.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top