Uma das fontes de entretenimento por excelência, o cinema tem a capacidade de transportar os espectadores para todos os tipos de épocas e mundos, mas também tem o potencial de ser um reflexo da sociedade em que vivemos e de se aprofundar no que significa ser humano, desvendando nossa natureza sob infinitos prismas e perspectivas.
Da mesma forma, a psicologia é uma ciência essencial para explicar nosso comportamento como indivíduos e em sociedade, portanto, não faltam exemplos na indústria cinematográfica de filmes que exploram todos os tipos de questões relacionadas à psicologia humana. E alguns deles, de fato, podem ser uma ferramenta perfeita para entender melhor certos conceitos, conexões e até doenças que afetam a psique humana.
Na história do cinema, há muitos filmes que abordaram a psicologia de uma forma ou de outra, mas o corpo docente de psicologia da Universidade de Saint Leo, na Flórida (EUA), recomenda alguns deles para que seus alunos possam assistir na prática.
A recomendação do corpo docente de psicologia para ajudar seus alunos a entender melhor os transtornos psicóticos e a esquizofrenia é Uma Mente Brilhante, um filme de drama de 2001 estrelado por Russell Crowe, Ed Harris e Jennifer Connelly sob a direção de Ron Howard.
De acordo com o psicólogo Dr. Antonio Laverghetta:
O filme lança luz sobre a vida e o sofrimento de uma pessoa que vive com esquizofrenia. Os estudantes de psicologia perceberão que Nash apresenta muitos dos sintomas usados para diagnosticar a esquizofrenia e podem acompanhar a intensidade crescente desses sintomas e o efeito sobre ele e as pessoas ao seu redor.
“O filme também mostra a difícil tarefa de gerenciar o distúrbio e a importância do apoio social”, continua o especialista.
O filme, baseado na vida do gênio matemático e ganhador do prêmio Nobel John Forbes Nash, começa com o protagonista como estudante na Universidade de Princeton, onde ele já se destaca por seu brilhantismo, mas também por sua excentricidade e competitividade, o que o leva a se tornar antissocial. Depois de trabalhar e desenvolver uma importante teoria sobre os mercados financeiros que teve enorme repercussão, John consegue um importante cargo a serviço do governo dos Estados Unidos e, em seu trabalho no MIT (Massachusetts Institute of Technology), conhece a mulher de sua vida. Sua vida despenca quando ele é diagnosticado com esquizofrenia paranoica.
Uma Mente Brilhante ganhou 4 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Russell Crowe não ganhou o prêmio, apesar de ter sido indicado, mas é considerado um dos melhores filmes de sua carreira.
“Um cruzamento entre melodrama romântico e thriller de espionagem [...], a ambiguidade e a confusão dos eventos políticos e sociais do momento são agravadas pela instabilidade psíquica de Nash, que foi diagnosticado com esquizofrenia logo após se casar com uma aluna sua”, diz a crítica de Bibi Ramos para o nosso site parceiro SensaCine. “E é justamente nessa tênue e difusa fronteira entre sanidade e alienação, entre realidade e paranoia, que o filme joga seu trunfo mais atraente”.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!