Durante os anos 1990, os X-Men não estavam em alta apenas nas páginas da Marvel Comics, como também desempenhavam um papel importante na televisão, com uma animação que ganhou 5 temporadas e acaba de ganhar um revival. Entre todas as mídias nas quais o grupo estava presente, houve uma no qual o sucesso não foi atingido.
Intitulada Geração X, a primeira adaptação live-action da equipe de mutantes foi lançada em 1996. Dirigido por Jack Sholder, de A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy, o filme segue os passos iniciais da animação, com Jubileu descobrindo seus poderes.
Sucesso de X-Men '97 pode trazer maior série do Homem-Aranha de volta, mas há um grande “obstáculo” no caminhoA partir deste ponto, o público conhece um grupo de jovens especiais tentando controlar seus poderes no Instituto Xavier. Eles frequentemente entram em conflito entre si, mas se unem para tentar derrotar o maligno cientista Russell Thresh, que é capaz de dominar os sonhos de outras pessoas.
Com um orçamento de 4 milhões de dólares, o filme para TV não conseguiu atingir as expectativas dos fãs não apenas pela fraca condução da narrativa, mas também pela ausência de inúmeros personagens importantes dos quadrinhos.
Curiosamente, apesar do experimento controverso em trazer os X-Men para uma mídia pouco explorada pela Casa das Ideias, o filme tem uma herança interessante: a mansão utilizada como o Instituto Xavier é o Castelo Hatley, locação utilizada nos filmes da Marvel conduzidas pela extinta Fox, incluindo X-Men: O Filme (2000) , X-Men 2 (2003) , X-Men: O Confronto Final (2006) , X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) , Deadpool (2016) e X-Men: Apocalipse (2016).
Ainda que não tenha tanto prestígio e ainda pareça uma produção cinematográfica falha, Geração X sempre será a primeira incursão dos mutantes da Marvel em produções live-action.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!