Normalmente colocados em cena em grandes franquias, easter-eggs podem ser encontrados em qualquer produção audiovisual desde que exista motivo para tal. São referências a outras histórias, normalmente a propriedades intelectuais ou personagens que se relacionem ao projeto que está sendo visto. As produções da Marvel, por exemplo, são recheadas de detalhes que referenciam quadrinhos da própria editora ou até mesmo outros elementos da cultura pop.
No hit pós-apocalíptico Eu Sou a Lenda, de 2007, vemos Will Smith como, supostamente, a última pessoa viva em Nova York. Enquanto luta contra criaturas que se assemelham a vampiros, é possível ver um easter-egg particularmente bonito que não só (quase) todo mundo entende imediatamente, mas ao mesmo tempo também antecipa um desenvolvimento real que só se tornaria realidade dez anos depois. Isso mesmo.
Habilidades psíquicas
Apesar de Eu Sou a Lenda seja único em comparação com séries modernas como The Last of Us ou The Walking Dead em termos de conteúdo, um aspecto "clarividente" do projeto cria paralelos com Os Simpsons, série responsável por prever diversos acontecimentos reais ao longo dos últimos 30 anos.
Já Eu Sou a Lenda antecipou nada menos que o evento da DC Batman vs Superman: A Origem da Justiça quase uma década antes da gigantesca produção de Zack Snyder, com Ben Affleck e Henry Cavill, ser realmente filmada.
Se você apertar o pause aos 7 minutos e 47 segundos, verá os símbolos do Batman e do Superman dispostos em um banner na famosa Times Square, em Nova York – e foi exatamente assim que foi feito alguns anos depois.
Mas embora o anúncio tenha sido recebido com aplausos estrondosos, alguns anos depois o resultado acabou sendo um fracasso total e um dos maiores desastres de DC de todos os tempos - e não apenas por causa do "temos que trabalhar juntos" porque-nossas-mães-têm-o-mesmo-nome, mas por desperdiçar o potencial de uma das melhores histórias da editora com roteiro e montagem confusos.
Eu Sou a Lenda 2: Will Smith finalmente confirma esse boato que existe há 10 anosDepois que Batman v Superman: A Origem da Justiça não foi bem recebido, mas ainda assim deixou sua marca nas bilheterias, a sequência Liga da Justiça foi decepcionante em todos os aspectos – e assim anunciou o fim do DCEU em sua antiga forma. Em outubro de 2022, o mentor de Guardiões da Galáxia, James Gunn, e o produtor Peter Safran foram contratados para recriar completamente o universo DC nas telonas.
Superman, primeiro resultado desse recomeço, está previsto para chegar aos cinemas em 10 de julho de 2025.
Por que os zumbis de Eu Sou a Lenda 2 serão diferentes na sequência com Will Smith e Michael B. Jordan?*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!