É comum esperar que grandes lançamentos cinematográficos gerem alarde ao chegarem aos serviços de streaming. Por conta disso, foi surpreendente encontrar, recentemente, um dos maiores sucessos de 2023 disponível na Netflix. Sem grande divulgação, Godzilla: Minus One estreou esta semana no catálogo da plataforma - um filme vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais na última cerimônia realizada.
Dirigido por Takashi Yamazaki, Minus One é ambientado em um Japão social e economicamente devastado, muito por conta do acontecido na Segunda Guerra Mundial. A situação chega a um nível ainda mais crítico quando uma gigantesca criatura surge do mar para assolar o país: um temível kaiju chamado Godzilla.
Desta forma, Kōichi Shikishima, um piloto que se sente culpado por falhar em uma missão do passado, tenta se redimir, precisando enfrentar o monstro gigante e também o seu próprio psicológico.
Diretor de Godzilla: Minus One já pensa na sequência, mas há um grande problema que deve ser resolvido antesUMA EQUIPE DE EFEITOS ESPECIAIS QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA
Amplamente aclamado pela crítica, Minus One encontra um de seus muitos acertos no departamento de efeitos especiais. Desenvolvidos com maestria por uma pequena equipe de 35 artistas vfx, os profissionais ficaram responsáveis pela supervisão de 610 cenas, alcançando a marca de menor orçamento entre os vencedores do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, historicamente - ao lado de Ex_Machina: Instinto Artificial.
Com um investimento de poucos 15 milhões de dólares, a produção superou blockbusters como Guardiões da Galáxia Vol. 3 (250 milhões), Napoleão (200 milhões) e Missão: Impossível 7 (290 milhões), garantindo a primeira estatueta dourada da franquia. A façanha foi tão marcante que rendeu elogios de cineastas condecorados - como Christopher Nolan, que chamou a obra de “um tremendo filme”.
No Rotten Tomatoes, a aprovação da imprensa fica em 98%, através de um consenso de que Minus One não é apenas um filme de monstros. Para se ter ideia, o longa-metragem teve um retorno de mais de 115 milhões de dólares, conquistando o título de terceiro filme de "língua estrangeira" de maior bilheteria dos Estados Unidos.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!