Minha conta
    Um dos maiores clássicos da literatura nacional ganhou uma adaptação gringa que nunca chegou ao Brasil
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    O romance baiano só virou filme no Brasil quase 40 anos depois.

    Não faltam exemplos de grandes obras da literatura brasileira que ganharam adaptações para a telona. Alguns exemplos são Memórias Póstumas de Brás Cubas, que recentemente fez sucesso no exterior, e Grande Sertão, que é reimaginado para o cenário urbano no novo filme de Guel Arraes. No caso de Capitães de Areia, o livro de Jorge Amado ganhou uma versão cinematográfica gringa antes de chegar ao cinema nacional.

    O romance baiano foi publicado em 1937 e foi censurado pelo Estado Novo por ser considerado como “propaganda comunista”. Depois, a história da gangue de Pedro Bala e veio a se tornar um clássico literário nacional aclamado até os dias de hoje. Porém, a primeira adaptação para o cinema foi estadunidense e nem chegou a ser exibida no Brasil.

    The Sandpit Generals foi gravado em em Salvador, cidade na qual o livro se passa, mas é uma produção do diretor Hal Bartlett para a BBC. O elenco conta com atores do Brasil e dos Estados Unidos e é praticamente todo em inglês, salvo a trilha sonora composta por ninguém menos que Dorival Caymmi, que também aparece no filme.

    Festival do Rio 2023: Um dos maiores romances da literatura brasileira ganha as telas e salva de palmas em casamento perfeito entre teatro e cinema

    Por que o filme de Capitães de Areia fez sucesso na União Soviética?

    BBC

    A história chega a ser uma comédia à parte de tão curiosa! Em meio à Guerra Fria, o longa passou despercebido no radar dos norte-americanos e acabou sendo taxado como “hippie e socialista”. Justamente por isso, The Sandpit Generals foi proibido pela Ditadura Civil-Militar Brasileira e nem chegou a ser traduzido para o português, segundo a BBC Brasil. No entanto, do outro lado da Cortina de Ferro, ele ganhou uma popularidade gigantesca na União Soviética.

    Mesmo sendo um filme estadunidense, a adaptação de Capitães de Areia estreou no Festival de Cinema de Moscou em 1971, onde fez um sucesso estrondoso. De acordo com a Universidade Estatal de Cherepovets, mais de 43 milhões de pessoas assistiram ao filme na URSS. Prova disso é que sua música-tema, Canção de Partida, de Dorival Caymmi, é famosa lá até hoje, tanto em português quanto em russo.

    Aqui no Brasil, o romance de Jorge Amado foi adaptado para as telinhas em 1989 como uma minissérie da Rede Bandeirantes. Nas telonas, ele só foi ganhar uma versão cinematográfica nacional quase quatro décadas depois da estrangeira. Capitães da Areia, dirigido por Cecília Amado, foi lançado em 2011.

    Capitães de Areia
    Capitães de Areia
    Data de lançamento agosto 1972 | 1h 42min
    Criador(es): Hall Bartlett
    Com Guilherme Lamounier, Eliana Pittman, Dorival Caymmi

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top