O Xenomorfo de Alien, o 8º Passageiro continua sendo a criatura mais aterrorizante e sedutora da história do cinema. O filme original de 1979 é uma obra-prima do horror cósmico, mas também é um gigantesco acidente de Hollywood que, milagrosamente, acabou dando certo. Ele passou por tantas mãos e foi reescrito tantas vezes que deveria ter sido um filme terrível, mas havia algo muito poderoso no roteiro original que todos os envolvidos no projeto podiam sentir.
Se Alien conseguiu ver a luz do dia, foi porque seu roteiro estava na mesa certa no momento certo. As empresas de produção relutavam muito em fazer filmes de ficção científica na década de 1970. Naquela época, os dramas policiais estavam na moda e eram uma aposta certa para garantir o retorno de bilheteria. Mas o sucesso mundial de Star Wars despertou uma paixão renovada pela ficção científica e foi então que a 20th Century Fox decidiu comprar o roteiro de Alien e transformá-lo em realidade. A parte engraçada da história é como esse roteiro chegou à mesa da Fox.
"Tubarão no espaço"
A ideia do filme surgiu para Dan O'Bannon, na época um estudante de cinema de 28 anos, enquanto ele colaborava em um curta-metragem chamado Dark Star, de outro colega de faculdade e amigo, John Carpenter. Em tempos difíceis, ele se apoiou em seu amigo Ronald Shusett, produtor e roteirista. Ronald o deixou dormir em seu sofá enquanto ele se recuperava de sua depressão, e foi nesse momento que eles decidiram escrever Alien juntos. O'Bannon havia escrito cerca de 20 páginas de um roteiro chamado Memory, que é basicamente o primeiro ato do Alien que conhecemos hoje.
Assim que o roteiro ficou pronto, eles o enviaram a vários estúdios de cinema para ver se faria sucesso, vendendo-o como “Tubarão no espaço”, até que conheceram Walter Hill, David Giler e Gordon Carroll, que eram os fundadores da recém-criada Brandywine Productions. A cena que mais chamou a atenção desses três produtores foi o nascimento do xenomorfo do peito de Kane. A cena lhes pareceu tão brutal que ficou claro para eles que precisavam fazer algo com ela.
Eles não gostaram do restante do roteiro, então quiseram comprá-lo e dar uma repaginada, algo que O'Bannon não estava muito convencido. Walter Hill e David Giler reescreveram até oito vezes o roteiro e incorporaram vários elementos que, apesar do orgulho de O'Bannon, fizeram de Alien o que ele é hoje. Hill e Giler enviaram o roteiro para a Fox, mas mesmo com as mudanças e adições, eles ainda não estavam convencidos a fazer o filme. Mas, como já dissemos, o sucesso de Star Wars foi tão grande que o setor de Hollywood começou a considerar a ficção científica como algo que poderia ser popular. E Alien era o único roteiro decente de ficção científica espacial que eles tinham na mesa. Finalmente, deram-lhe o “ok” e um orçamento de 4,2 milhões de dólares.
“Outro filme de monstro estúpido"
Quando se tratou de formar uma equipe, a Fox não se esforçou muito porque pensou que seria “outro filme de monstro estúpido”. Ridley Scott, que havia acabado de dirigir Os Duelistas, entrou na equipe e devorou o trabalho de Moebius e da revista Heavy Metal para dar forma ao filme. Quando ele apresentou os storyboards para a Fox, eles ficaram tão impressionados que instantaneamente dobraram o orçamento do filme de 4,2 milhões para 8,4 milhões de dólares.
Durante as filmagens, Scott dirigiu muito pouco, pois, para ele, o filme não era sobre as relações interpessoais entre os membros da tripulação, mas sobre como eles reagiam ao alienígena, era sobre ver o medo através deles. Ele deixou o elenco desenvolver as cenas da forma mais orgânica possível, sem intervir, para se concentrar inteiramente na imagem e na composição por trás da câmera. Seu valor em Alien, além de misturar com maestria a ficção científica com o horror por meio do suspense, era acima de tudo fazer com que parecesse real. Sua abordagem mais séria da ficção científica faria com que Alien fosse único e pioneiro em seu gênero.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!