Uma das surpresas mais inesperadas dos últimos anos veio de uma das roteiristas de Killing Eve, que fez sua estreia na direção com um filme poderoso, cheio de denúncias e comédia perversa. Premiado por seu roteiro no Oscar, Bela Vingança foi uma das sensações do ano de 2020.
O grande lançamento de Emerald Fennell contou com uma magnífica Carey Mulligan como atriz principal e produtora. Margot Robbie também contribuiu para a produção dessa engenhosa combinação de cinema de vingança e crítica ao patriarcado. Bo Burnham, Alison Brie, Connie Britton, Jennifer Coolidge e Alfred Molina completam o fabuloso elenco desse filme que, por enquanto, pode ser visto por meio de aluguel ou compra digital nas plataformas Amazon, Apple TV e Google Play Movies.
Mulligan interpreta Cassie, a jovem promissora mencionada no título original. Isso porque, como descobrimos, ela pretendia ser médica e era uma das melhores de sua turma, mas um acontecimento em seu passado universitário a marcou para sempre, fazendo com que ela desistisse desse futuro e se contentasse em trabalhar em uma cafeteria e morar na casa dos pais.
Mas sua vida ganha mais significado à noite, quando ela se disfarça e finge estar bêbada para atrair todos os homens maliciosos que querem se aproveitar de uma mulher bonita e embriagada. É quando eles tentam seus golpes que ela os coloca contra a parede, assustando-os. Essa será sua rotina até que um dia ela se reencontra com seu passado.
O filme trata diretamente do abuso sexual e de como ele não só é sistemática e socialmente protegido, mas também como isso leva à sua perpetuação. E também mostra as vítimas colaterais de algo tão traumático. E tudo isso é contado em um filme de vingança de humor ácido que, às vezes, parece questionar se quer ser um filme de vingança.
É esse terreno complexo e ambíguo que torna Bela Vingança um filme ainda mais interessante do que parece no papel. E o desempenho de Carey Mulligan, tão completo e contundente, eleva completamente a história e permite que ela aterrisse nos diferentes tons em que se move violentamente.
Essa maneira de surpreender e chocar o espectador é um dos aspectos mais elogiados do filme, juntamente com seu discurso inequívoco e direto contra o patriarcado. Sua combinação de drama, suspense e comédia é particularmente inteligente em todos os seus aspectos, e é por isso que tem sido tão comentado desde seu lançamento.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!