Minha conta
    Levamos 30 anos para perceber que esse filme lendário de Arnold Schwarzenegger tem uma falha
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Arnold Schwarzenegger é um Grinch perfeito em Um Herói de Brinquedo, de 1996.

    Em 1998, o tribunal de Los Angeles teve que lidar com uma questão espinhosa: o último filme de Arnold Schwarzenegger, Um Herói de Brinquedo, aparentemente foi plagiado de outro roteiro chamado Could This Be Christmas? E Bob Laurel, presidente da Murray Hill Publishing (ou seja, o acusador) não estava errado: o roteiro tinha o mesmo diálogo, enredo e até mesmo nomes de personagens. Tanto que o juiz chegou a considerar a Fox culpada e a obrigou a pagar 19 milhões de dólares.

    Antes de receber o pagamento, Laurel morreu e a apelação, sem ele do outro lado, absolveu Fox, que só teve de pagar 1,5 milhão de dólares. E essa não é nem mesmo a parte mais obscura de Um Herói de Brinquedo.

    A verdade é que Um Herói de Brinquedo foi um sucesso surpreendente, porque eles tiveram apenas meio ano para preparar a campanha promocional e mal tiveram tempo de montar qualquer coisa. No mínimo, os bonecos do Turbo Man encheram as prateleiras das lojas nos Estados Unidos, a ponto de algumas pessoas acusarem o filme de ser uma simples propaganda do suposto brinquedo de Natal. Na realidade, havia apenas 200 mil bonecos do Turbo Man que quase não foram vendidos: 1996 foi o ano de lançamento de Tickle Me Elmo brinquedo interativo do personagem de Vila Sésamo.

    20th Century Studios

    Mas, por outro lado, os pais da época ficaram um pouco abalados com a ideia de levar seus filhos ao cinema para assistir a um filme sobre um pai lutando para conseguir seu brinquedo de Natal e, assim provar que o Papai Noel não existe. Em outras palavras, destruindo completamente a magia do Natal entre os clássicos que destacam que o Papai Noel traz os presentes com suas renas voadoras.

    É surpreendente que, na época, ninguém tenha percebido a mensagem que o filme transmite, uma crítica à hipercomercialização do Natal que, por sua vez, mostra às crianças exatamente isso: que, na realidade, a suposta “magia” é simplesmente uma confusão comercial. Sempre poderia ser pior: em 2014 foi lançado o filme Um Herói de Brinquedo 2. Mas ninguém tem motivos para falar sobre esse filme.

    Um Herói de Brinquedo
    Um Herói de Brinquedo
    Data de lançamento 27 de outubro de 2021 | 1h 30min
    Criador(es): Brian Levant
    Com Arnold Schwarzenegger, Jake Lloyd, Phil Hartman
    Usuários
    3,7
    Assista agora no Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top