Falta pouquíssimo tempo para a estreia de Gladiador 2, que promete ser "ainda mais extraordinário" do que o primeiro filme. Em breve saberemos se isso é verdade - mas agora é hora de olhar para trás e lembrar deste outro título que destronou Gladiador no topo das bilheterias dos Estados Unidos: Dinossauro, grande aposta da Disney que acabou sendo esquecida com o tempo, mas arrecadou 349 milhões de dólares mundialmente.
Poderia ter sido, mas não foi
Inicialmente, Dinossauro seria completamente diferente do que vimos nos cinemas em 2000. O projeto começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 por Paul Verhoeven e Phil Tippett, mas algumas discordâncias com a Disney os levaram a abandonar o navio. Isso causou a primeira reformulação do projeto, que era muito mais sombrio e realista. Após algum tempo, o projeto foi paralisado pelo lançamento do excelente Jurassic Park.
O projeto acabou sendo retomado no final de 1994, descartando completamente o plano inicial de mesclar o uso de stop-motion, fantoches e miniaturas para transformá-lo em um filme de animação de estúdio. Entretanto, conseguir uma animação de CGI realista foi um desafio a nível tecnológico e humano, atrasando o lançamento do filme até maio de 2000.
A estreia de Dinossauro nos Estados Unidos conseguiu desbancar brevemente Gladiador em seu terceiro fim de semana nos cinemas, com receitas de 38,85 milhões de dólares. A animação pode ser encontrada no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!