SPOILERS - Atenção, o artigo abaixo revela possíveis spoilers. Se você não quiser saber quais são eles, não leia...
“O capítulo final da trilogia”, dizia o pôster de 2006 de X-Men: O Confronto Final, a terceira aventura cinematográfica dos famosos mutantes, anunciada como a última, mas que acabou sendo seguida por vários episódios prequels.
Nesse longa-metragem de Brett Ratner, os super-heróis da Marvel enfrentaram uma nova ameaça e um terrível dilema quando uma “cura” foi desenvolvida para tirar seus poderes.
Recebido de forma bastante dura na época de seu lançamento nos cinemas e muitas vezes considerado menos bem-sucedido do que seus antecessores, esse terceiro filme, no entanto, tem vários pontos positivos, principalmente sua sequência final, da qual os fãs da saga X-Men sem dúvida ainda se lembram.
Se você nunca assistiu a O Confronto Final antes, recomendamos que pule a leitura deste artigo para manter a surpresa viva.
Magneto perde seus poderes
Na parte final do filme, uma violenta batalha ocorre na ilha de Alcatraz entre o exército de Magneto, que está tentando se livrar da vacina mutante desenvolvida pelos humanos, e os X-Men, que estão tentando impedi-los.
No calor da batalha, enquanto lidera suas tropas, Magneto é atingido por uma seringa de soro injetada nele e perde instantaneamente todos os seus poderes, que lhe permitiam criar campos magnéticos em torno de objetos metálicos.
Despojado das habilidades extraordinárias que o tornaram um conquistador formidável, o “Mestre do Magnetismo” de repente volta a ser Erik Lehnsherr, um velho enfraquecido e cansado.
Um verdadeiro desgosto para todos os fãs que o acompanharam durante três filmes completos. E, no entanto, alguns minutos depois, apenas um segundo antes do final do filme, um pequeno lampejo de esperança volta a iluminar seus rostos.
Uma cena final de tirar o fôlego
Na última cena do filme, Magneto é visto sentado sozinho em um jardim público em frente a um jogo de xadrez, uma lembrança dos jogos que ele costumava jogar contra seu melhor inimigo, Charles Xavier. Lentamente, enquanto a câmera gira em torno dele, a mão de Magneto se aproxima da rainha de seu oponente. A peça de metal treme imperceptivelmente na tela, antes dos créditos finais rolarem.
Será que Magneto realmente perdeu seus poderes? Ou ele os recuperou? Sua força de vontade conseguiu neutralizar os efeitos da vacina? Ele já está planejando sua vingança? Essas são apenas algumas das perguntas que essa sequência enigmática levantou na mente de todo o público.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!