O cinema, como uma expressão artística e reflexiva, muitas vezes se empenha em recriar momentos marcantes da história, não apenas por razões financeiras, mas também como uma forma de crítica e de preservação de memória. O Holocausto, em particular, é um tema que continua a ser trabalhado, ressurgindo nas telas pelas mãos de grandes cineastas.
Mas, ninguém conseguiu retratar sobre o Holocausto como Jonathan Glazer fez em A Zona de Interesse, filme sensacional que triunfou no último Oscar, levando os troféus de Melhor Filme Internacional e de Melhor Som pelo seu desgin sonoro chocante.
Na trama ambientada em 1943, Rudolf Höss (Christian Friedel) é um comandante do campo de concentração de Auschwitz, que vive com a sua esposa Hedwig (Sandra Hüller) e os seus cinco filhos numa casa idílica ao lado do campo. Do muro para dentro há um belo jardim, mas do outro lado você pode ouvir tiros, gritos e barulho de trens e fornalhas.
Glazer estava interessado em adaptar o romance homônimo de Martin Amis, que focava na história de um triângulo amoroso na chamada zona de interesse de Auschwitz. Mas olhando para a família Höss, as pessoas reais que inspiraram o livro , ele decidiu contar a história diretamente do ponto de vista deles.
Zona de Interesse: Obra-prima sobre o terror
O que se vê em Zona de Interesse é impactante e perturbador, assim como em outros grandes filmes que abordam o Holocausto, mas este alcança tal efeito de forma anticlimática. Aqui, o genocídio e a crueldade se desdobram como eventos banalizados, integrados à rotina de um grupo de pessoas capazes de dissociar as atrocidades que cometem como parte de um trabalho eficiente e burocrático.
Como Zona de Interesse consegue ser um dos filmes mais impactantes sobre o Holocausto, sem mostrar nenhuma cena de violênciaGlazer está absolutamente certo ao decidir mostrar esse evento transcendente de pessoas totalmente desumanizadas, mas mesmo assim pessoas. Não aqueles com os quais possamos simpatizar de alguma forma, mas são mais comuns do que imaginamos. É esse tipo de horror que esta obra-prima consegue destacar tão bem.
Zona de Interesse está disponível no Amazon Prime Video.
*Conteúdo Global AdoroCinema
**Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!