Minha conta
    "É o mesmo personagem": Arnold Schwarzenegger fez uma sequência de Comando para Matar, embora nem soubesse disso
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    John Matrix e Dutch Schaefer estavam em Val Verde, mas o astro Arnold Schwarzenegger não fazia ideia disso.

    Em meados dos anos 80, Arnold Schwarzenegger era tudo em Hollywood. Seu corpo musculoso, seu rosto inexpressivo e seu sotaque quase identificável transformaram Conan, o Bárbaro e O Exterminador do Futuro em sucessos de bilheteria... e ele próprio a estrela mais inesperada da década. Durante 15 anos, a indústria cinematográfica curvou-se a seus pés e ele respondeu com filmes como Comando para Matar e O Predador, ambos parte do mesmo universo compartilhado. Bom, mais ou menos...

    Os três filmes de ação icônicos que existem no mesmo universo e não fazíamos ideia

    Em 1985, o astro de ação lançou Comando para Matar, filme com roteiro de Steven E. de Souza no qual ele assumiu o papel de John Matrix, um coronel especialista em artes marciais que deve derrotar todo o governo de um país sul-americano para recuperar sua filha. E o ditador do país em questão quer que Matrix viaje até Val Verde, seu local de origem, para matar o presidente em troca da vida de sua filha Jenny. Schwarzenegger se recusou a voltar para fazer uma sequência, mas não houve necessidade.

    Comando para Matar
    Comando para Matar
    Data de lançamento 10 de janeiro de 1986 | 1h 28min
    Criador(es): Mark L. Lester
    Com Arnold Schwarzenegger, Rae Dawn Chong, Dan Hedaya
    Usuários
    4,2

    Dois anos depois foi a vez de O Predador, em que interpretou o holandês Schaefer, que acaba lutando contra um alienígena no meio de uma guerra em um país sul-americano. Acontece que, muitas pessoas (incluindo o próprio De Souza) estão convencidas de que não só isso acontece em Val Verde, mas que Schaefer é Matrix com outro nome. E um deles é, justamente, o roteirista original de Comando para Matar cujo roteiro mudou com o tempo, o autor de quadrinhos Jeph Loeb, que confirmou isso ao Alló Cine.

    Não foi ideia nossa, mas achei que era uma boa ideia. O estúdio havia conseguido o roteiro de Predador e inicialmente pensaram que a melhor forma de fazer isso era torná-lo um Comando 2 (...) Se você assiste Comando para Matar e depois Predador, verá que é o mesmo personagem, mesmo que seu nome mude. Ele até usa a mesma roupa de camuflagem (...) Eu tenho uma versão do Predador na qual está escrito Comando 2

    Aliás, em filmes posteriores ficou claro que a selva em Comando para Matar era a Guatemala e não Val Verde, embora seja claramente uma ideia posterior (e possivelmente construída para evitar este tipo de teoria). Isso não significa que o universo Val Verde não continuou avançando nas produções de De Souza, fazendo com que Duro de Matar 2, e séries como Asas de Aço, entre outras produções, tenham Val Verde seja como aceno no roteiro ou como parte fundamental disso. O que acha desse "universo compartilhado"?

    *Conteúdo global AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top