Procurando Nemo já faz parte da história do cinema como uma das produções mais queridas dos anos 2000. Parte também da incrível trajetória da Pixar, o longa quase teve um detalhe diferente do corte final que mudaria completamente a experiência do público.
Essa mudança feita logo no início do filme foi parte de uma decisão de última hora, quando os produtores e animadores perceberam que uma simples troca de ordem poderia alterar a recepção das pessoas com certos personagens.
Personagem que morreu em Procurando Nemo apareceu em Viva - A Vida é Uma Festa; já tinha reparado?"Originalmente você descobriria [sobre a morte da mãe de Nemo] através de flashbacks. Todos nós fomos para a última exibição antes de terminar, todos saímos do cinema e ninguém disse nada", disse o animador da Pixar, Jason Deamer, à UNILAD. “[Nós pensamos] 'Acabamos de fazer nosso primeiro filme ruim?' Ficamos um pouco preocupados, e [o co-diretor] Lee Unkrick disse 'Deixe-me tentar algo', e ele pegou aqueles flashbacks e os refez todos no começo."
Na trama, o triste passado de Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada, o assombrava apesar de ainda seguir firme com sua família. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador.
Essa teoria sombria de Procurando Nemo vai destruir sua infânciaAssim, o pai precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vive uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.
“Quando você não sabia [sobre a morte da mãe de Nemo] no começo, você pensava que Marlin era um personagem super protetor e irritante”, continuou Deamer. "Era a mesma filmagem. Não animamos nada de novo. [Unkrick] apenas disse isso ao público antes. Eu sei que é de partir o coração, mas por outro lado você simplesmente não simpatizava com o comportamento superprotetor [de Marlin do jeito original]."
Anos depois, Procurando Nemo ainda ganhou uma sequência com o retorno dos queridos personagens da trama original. Dessa vez, Dory entra em foco para protagonizar sua própria jornada. Enquanto ambos os filmes estão disponíveis no catálogo do Disney+, a próxima empreitada da Pixar, Divertida Mente 2, chega aos cinemas em 13 de junho.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!