Há alguns anos, a Disney passou a investir pesado em revitalizar alguns de seus maiores clássicos com releituras live-action. Cinderela, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e Mulan são algumas das animações que ganharam novas versões pelo estúdio, mas poucas tiveram um resultado tão intenso quanto O Rei Leão.
Lançado em 2019, o filme gerou inúmeras discussões entre público e crítica por se colocar entre o meio-termo entre live-action e animação CGI. Como os atores não fazem nem captura de movimentos, apenas emprestam suas vozes para os personagens, o debate se tornou ainda mais acalorado. No entanto, longe de qualquer embate há um fato: o projeto fez mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria, o suficiente para garantir uma sequência.
Após A Pequena Sereia, quais serão os próximos remakes da Disney? 12 filmes já estão confirmadosPrevisto para chegar aos cinemas brasileiros no fim deste ano, Mufasa: O Rei Leão funcionará como uma sequência e um prelúdio ao mesmo tempo. Na trama, Rafiki conta a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala, com Timão e Pumba emprestando seus característicos talentos cômicos. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real.
O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino. Seus laços serão testados enquanto eles trabalham juntos para escapar de um inimigo ameaçador e mortal. O longa terá o retorno de Beyoncé e Donald Glover como Nala e Simba, respectivamente, além da introdução de Blue Ivy Carter, filha da cantora e atriz responsável por Renaissance, em um longa-metragem.
Após o lançamento da prévia, parte do público retomou as discussões sobre a falta de fantasia e emoção do longa original. Embora muitos continuem opostos à ideia desta releitura, alguns fãs notaram que além de apresentar mais cores, o vídeo também sugere que os animais devem ter mais expressões faciais nesta sequência. Um usuário do X (Twitter), inclusive, brincou: "Alguém ouviu as reclamações", se referindo às críticas do projeto de 2019.
Diretor de novo filme de Rei Leão diz que projeto foi “uma das melhores escolhas de sua vida” e confirma retorno de personagens importantes“Elton John, Tim Rice, Hans Zimmer, Lebo M, Mark Mancina, Beyoncé, Labrinth, Ilya Salmanzadeh, Beau Black, Ford Riley, a incrível equipe musical de A Guarda do Leão e tantos colaboradores musicais ao longo dos anos. O Rei Leão tem um legado musical incrível com músicas de alguns dos maiores compositores do mundo, e eu estou honrado e orgulhoso em fazer parte disto", diz Lin-Manuel Miranda, compositor responsável pelas canções do filme.
"Tem sido uma grande alegria trabalhar ao lado de Barry Jenkins para dar vida à história de Mufasa, e nós não vemos a hora do público assistir este filme nos cinemas”, completa o artista.
“É um filme de 'jornada'”, diz Jenkins. “Estamos acostumados com todos esses personagens vivendo juntos em um só lugar, e acho que parte do objetivo [do filme] é realmente mostrar de onde todas essas pessoas vieram e como elas acabaram juntas”, disse o diretor do longa, o vencedor do Oscar Barry Jenkins, em entrevista à Empire.
Mufasa: O Rei Leão chega aos cinemas em 19 de dezembro.