James Cameron e Arnold Schwarzenegger têm uma longa história de sucesso: afinal, o diretor de Avatar e o astro de ação fizeram os dois primeiros filmes de O Exterminador do Futuro juntos antes de trabalharem juntos novamente em 1994 na comédia de ação True Lies. Pelo menos mais um filme quase foi adicionado a esta lista, mas até o momento nada resultou de uma quarta colaboração entre os dois.
"Não me diga como escrever": Foi o que James Cameron disse a Arnold Schwarzenegger durante as filmagens de O Exterminador do FuturoEnquanto James Cameron refletia em voz alta sobre a direção de Homem-Aranha, havia relatos de que ele estava considerando Arnold Schwarzenegger para o papel do vilão Otto Octavius. No final dos anos 90, os dois pesos pesados de Hollywood estavam a caminho de fazer um novo filme Planeta dos Macacos – até que Cameron descartou os seus planos e deixou outro realizador famoso assumir o comando...
Após o grande sucesso do filme original de 1968, O Planeta dos Macacos rapidamente se tornou uma franquia: quatro sequências e uma série de televisão foram criadas até 1973, mas depois da quinta parte A Batalha do Planeta dos Macacos caiu em termos comerciais. Deixada para trás, a série foi congelada e ficou adormecida por quase três décadas.
Mas nada que já tenha feito sucesso em Hollywood morre completamente: em 1994, o roteirista de Mad Max 2 - A Caçada Continua, Terry Hayes, escreveu um roteiro para um remake, e Schwarzenegger foi considerado para o papel principal. Philip Noyce (O Colecionador de Ossos) deveria ser diretor, mas desistiu logo depois. O criador de Independence Day, Roland Emmerich, não tinha interesse em dirigir Planeta dos Macacos desde o início, então Cameron, que amava a série desde a juventude, interveio.
James Cameron queria fazer Planeta dos Macacos, mas se desentendeu com o estúdio
Uma reunião das duas principais mentes por trás dos filmes O Exterminador do Futuro sob a bandeira de outra franquia de ficção científica de sucesso provavelmente teria sido um sucesso garantido, mas Cameron desentendeu-se com o estúdio que não concordou com a direção da história que ele havia planejado.
O criador de Aliens, O Resgate disse ao Ain’t It Cool News que teve "uma ótima ideia", mas simplesmente não concordava com os produtores. No final das contas, James Cameron abandonou o projeto – e Arnold Schwarzenegger também jogou a toalha.
Uma bênção disfarçada: em vez disso, Cameron se concentrou totalmente em Titanic, com o qual não apenas criou uma obra-prima absoluta, mas também o filme de maior sucesso de todos os tempos na época. Planeta dos Macacos, por sua vez, também foi rejeitado por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) e Michael Bay (A Rocha) antes de Tim Burton ser persuadido a fazer o tão planejado sexto filme de Planeta dos Macacos.
James Cameron odeia o remake de Planeta dos Macacos de Tim Burton
O remake de Planeta dos Macacos pelo diretor de Edward Mãos de Tesoura (com Mark Wahlberg no papel principal), finalmente lançado em 2001, teve sucesso moderado de bilheteria, mas foi em grande parte destruído por fãs e críticos.
Aliás, um dos desprezadores do filme não é outro senão o próprio James Cameron, que criticou Planeta dos Macacos com palavras duras quando foi lançado (via Showbiz CheetSheat): Foi "[o] filme mais ultrajante que já existiu. Cheguei a este tópico porque escolheram o diretor errado" e, portanto, "o único filme de Tim Burton que eu não gosto". A frustração por não ter sido capaz de filmar a ficção científica foi obviamente profunda!
Aliás, a franquia Planeta dos Macacos foi reabilitada com sucesso com uma trilogia prelúdio que começou em 2011. A próxima parte, Planeta dos Macacos: O Reinado, estreia nos cinemas brasileiros em 9 de maio.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!