Os catálogos das plataformas de streaming estão repletos de títulos que foram originalmente lançados nos cinemas. Na verdade, mais de uma vez eles ocupam as primeiras posições entre os mais assistidos nesses serviços, mas hoje quero chamar sua atenção para um que talvez tenha passado um pouco despercebido no catálogo Max. Estou falando de Falcão Negro em Perigo, um dos melhores filmes de guerra do século XXI.
Vencedor de dois Oscars na época - levou para casa os prêmios de Melhor Som e Melhor Edição de Som - é um filme que não teve o impacto que merecia. E há três razões principais pelas quais Falcão Negro em Perigo talvez seja o filme de guerra mais importante deste milênio (posso pensar em vários outros melhores).
O primeiro - e provavelmente o menos importante - é o incrível elenco que Scott conseguiu reunir aqui, pois é quase impossível listar o número de rostos conhecidos que aparecem no filme, embora vários deles não fossem muito conhecidos na época. Josh Hartnett, Ewan McGregor, Orlando Bloom, Eric Bana, Jason Isaacs, Hugh Dancy, Tom Sizemore, William Fichtner, Nicolaj Coster-Waldau e Jeremy Piven, para citar apenas alguns.
A segunda é que se trata de um título com uma enorme influência posterior, especialmente no mundo dos videogames. Por exemplo, no ano passado, nossos colegas do site espanhol Vidaextra destacaram sua importância no desenvolvimento do novo Delta Force, enquanto o latino-americano 3DJuegos comentou que ele foi uma das influências claras do Battlefield 3. Além disso, seu peso foi sentido em outros títulos, como Call of Duty 4: Modern Warfare e Medal of Honor.
Por último, mas não menos importante, Falcão Negro em Perigo é um ótimo filme, cheio de energia e com um impressionante trabalho de encenação de Scott. É verdade que, na época, houve alguma controvérsia sobre a maneira como o filme retratou a história real que ocorreu na Somália e que serviu de base para o filme, mas, por si só, é um trabalho incrivelmente envolvente que leva seus personagens ao limite tanto quanto o espectador.
É claro que não é um filme para todos os gostos, pois a violência é muito explícita, mas não podemos nos esquecer de que as guerras são cenários sangrentos em que tudo de mais selvagem pode acontecer. Às vezes, isso é um pouco esquecido ou limitado ao foco em tragédias mais ou menos individuais, quando se trata de algo que pode afetar qualquer pessoa que esteja por perto.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!