Existem muitos filmes sobre fugas espetaculares de prisões, mas poucos são tão delicados quanto Fuga de Pretória, baseado em uma emocionante história real envolvendo três prisioneiros políticos da luta contra o Apartheid na África do Sul em 1979. Lançado em 2020 pelo diretor Francis Annan, o longa nos mostra um lado bem diferente de Daniel Radcliffe, que ficou conhecido pela saga Harry Potter.
Esta é a história de Fuga de Pretória
África do Sul, década de 1970. O regime do Apartheid mergulha o país no racismo imposto pelo Estado, e qualquer pessoa que se oponha a ele é presa. Entre os insurgentes, estão os ativistas Tim Jenkins (Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber). Os dois são condenados a anos de prisão em Pretória, cadeia onde ficam os prisioneiros brancos. Mas os dois se recusam a aceitar seu infeliz destino e traçam planos de fuga detalhados.
Uma incrível história real
Além de dirigir, Annan também desenvolveu o roteiro do longa, baseando-se no livro Inside Out: Escape from Pretoria Central Prison - escrito pelo próprio Tim Jenkins, que teve a ideia de confeccionar chaves de madeira com seus aliados para abrir as celas da prisão. Em entrevista ao Metro, Jenkins já chegou a declarar que ficou bastante satisfeito com a execução do filme:
A história real é ainda mais emocionante, longa demais para caber em 100 minutos. [...] Eu não diria que [o filme] é embelezado, ele é bem preciso
Apesar de algumas alterações, muitas coisas permaneceram fiéis à história original, inclusive os adereços - como o cinzel usado para arrombar a porta no filme, emprestado por Jenkins à equipe de filmagem.
Fuga de Pretória está disponível na Max.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!