Esta semana, a Netflix levou ao seu catálogo Destrancados: Um Experimento na Prisão, uma série documental que rapidamente ganhou popularidade na internet. Nela, acompanhamos uma nova realidade filmada dentro do ambiente carcerário norte-americano, onde uma experiência foi feita com os detentos.
Quem é Night Stalker? Assassino apresentado em MaXXXine existiu de verdade e tem documentário brutal na NetflixQUAL É A PROPOSTA DE DESTRANCADOS: UM EXPERIMENTO NA PRISÃO?
Preocupado com as altas taxas de reincidência e as péssimas condições das prisões na comunidade onde passou boa parte de sua carreira, o xerife do Arkansas, Eric Higgins, teve uma ideia ousada: transformar o encarceramento no Centro de Detenção Regional do Condado de Pulaski, em Little Rock, através de um novo sistema penitenciário.
Em seu projeto, o experimento ofereceria aos presos uma realidade alternativa, onde sem fechaduras e agentes, poderiam viveciar um novo conceito de prisão de aberta. O objetivo seria determinar se mais autonomia e menos controle poderiam levar a um ambiente de vida mais orientado, diminuindo a violência e a reincidência de crimes futuros.
Desta forma, a Netflix assumiu o projeto, colocando suas câmeras no ambiente e levando à plataforma um documentário dividido em oito esclarecedores episódios. Os capítulos têm em média duração de 40 minutos, recomendados para quem gosta de reality show.
“O centro de detenção regional do condado de Pulaski é uma instalação de supervisão direta, o que significa que os funcionários estão dentro da unidade com os detidos”, disse o xerife Higgins à Netflix. “Então pensámos: ‘O que podemos fazer para criar alguma apropriação para os detidos naquela unidade?'”, e daí surgiu a ideia para o show.
O primeiro passo foi retirar os agentes do local, o que daria controle aos presos sobre suas rotinas diárias. Higgins também organizou uma estrutura onde os detentos de bom comportamento receberiam mais benefícios, apostando na técnica psicológica do reforço positivo.
“Não abrimos as portas automaticamente. Conversamos com eles sobre as possibilidades e sobre comportamento. Demos a eles uma lista de responsabilidades e colocamos pessoas à disposição deles para fazer perguntas mais detalhadas antes de iniciar as filmagens”, explicou Higgins.
Para quem quiser saber o resultado do projeto, Unlocked: A Jail Experiment (no original) está atualmente disponível para streaming.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!