Quando Steven Spielberg faz um blockbuster de ficção científica, pouca coisa pode dar errado. Ele está associado ao gênero desde o início de sua carreira: com filmes como Contatos Imediatos do Terceiro Grau e E.T. O Extraterrestre, o diretor criou clássicos atemporais, sem mencionar suas visões do futuro dos anos 2000.
Minority Report - A Nova Lei, Guerra dos Mundos e A.I. - Inteligência Artificial: todos esses filmes aparecem repetidamente no discurso. Por isso, é ainda mais surpreendente que o último filme de ficção científica de Spielberg seja frequentemente esquecido. Até porque em Jogador Nº 1 ele prova que ainda é um dos diretores mais capazes.
Jogador Nº 1 nos leva às profundezas dos segredos do OASIS
Baseado no romance homônimo de Ernest Cline, Jogador Nº 1 nos leva ao ano de 2045. A Terra é um lugar desolado e as pessoas preferem fugir para mundos virtuais. Para o jovem Wade Watts (Tye Sheridan), quase toda a sua vida acontece nas salas do OASIS, onde ele entra por meio de seus óculos de realidade virtual.
Como o corajoso Parzival, ele vive aventuras emocionantes lá. Mas, de repente, esse paraíso corre o risco de ser corrompido. A poderosa corporação IOI, liderada por Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn), está de olho no mundo virtual e tenta se apoderar dele após a morte de seu criador.
O que se segue é uma caça ao tesouro em busca de três chaves ocultas que darão a quem as encontrar o controle total do OASIS. Assim como no livro original, Spielberg transforma essa caçada em uma emocionante incursão pela história da cultura pop. Até mesmo o marco do terror O Iluminado, de Stanley Kubrick, é abordado.
Jogador Nº 1 está repleto de referências. Aqui, um King Kong passa pela área antes que O Gigante de Ferro se junte aos personagens na batalha. No entanto, a aventura de ficção científica é muito mais do que apenas uma exuberante festa de easter eggs em um cenário distópico. Acima de tudo, é uma prova da habilidade de Spielberg.
Com Jogador Nº 1, Spielberg criou uma emocionante aventura de ficção científica repleta de mundos digitais
O diretor se move sem esforço por diferentes mundos sem que o filme perca sua força. A produção é divertida e, ao mesmo tempo, direta. Um movimento emocionante se segue ao outro, especialmente quando entramos no OASIS, um lugar que está em constante movimento e revela novos segredos.
Jogador Nº 1 é o filme que mais se aproxima de capturar o senso de aventura de As Aventuras de Tintim, no qual Spielberg trabalhou fortemente com mundos digitais e tecnologia de captura de movimentos. Cada movimento dos atores é rastreado e transferido para o computador.
Spielberg também fez uso extensivo do processo de captura de movimento para as cenas vertiginosas do OASIS. No entanto, ao contrário de muitos outros diretores, ele nunca perdeu a noção dos espaços cinematográficos e de como os personagens se movimentam dentro deles. Jogador Nº 1 é uma montanha-russa em ritmo acelerado.
O filme está disponível na Max e no Prime Video.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!