É tão óbvio que o Episódio IV - Uma Nova Esperança é o primeiro filme de Star Wars que raramente nos perguntamos por que George Lucas começou por ali. Mas por que ele filmou o quarto episódio antes de qualquer outro da saga? Não teria feito mais sentido começar pelo início? Na verdade, a explicação para essa decisão é bastante simples e tem um motivo tanto comercial quanto narrativo.
Como fica óbvio no Episódio IV, Lucas escreveu o roteiro deixando muitos espaços por preencher, com a intenção de fazê-lo mais tarde caso o filme fizesse sucesso (algo de que o próprio diretor não estava muito convencido). Por exemplo, o Conselho Jedi e as Guerras Clônicas são mencionados, mas não foi dito o que eram.
Foi a maneira de Lucas homenagear seriados clássicos de ficção científica como Flash Gordon ou Buck Rogers, referências óbvias a Star Wars: neles, uma longa história se desenrolava diante do espectador, e este não precisava conhecer todos os detalhes da trama para entendê-la.
O documentário Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars (que pode ser visto no Disney+) revela que a história que Lucas tinha para o primeiro filme era muito longa. Portanto, ele não teve escolha a não ser se concentrar em parte dela, ou seja, no que poderia contar em duas horas.
É por isso que há uma segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedi: na história original, havia apenas uma como o grande final do Episódio VI, mas como não havia certeza de que esse filme seria feito, Lucas a usou como o clímax de Uma Nova Esperança.
Portanto, a queda do Conselho Jedi e a Guerra dos Clones são a história principal de Star Wars, e o que nos é contado nos Episódios IV a VI é um epílogo. Os Episódios I a III nunca foram concebidos como prequelas, mas sim planejados desde o início.
Simplificando: com os recursos que o diretor tinha e as possibilidades técnicas do momento (lembre-se de que Lucas não pôde filmar o Episódio I - A Ameaça Fantasma até 1999, quando os efeitos especiais permitiram que ele o fizesse), a coisa mais razoável a fazer era começar com o Episódio IV e deixar pequenos sinais para que o espectador entendesse que essa não era, de forma alguma, a história completa.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!