Para um diretor, fazer um filme não é uma decisão fácil. Afinal de contas, pode levar vários anos de trabalho e, se o tema for muito banal, existe o risco de se rotular para o espectador. Foi isso que aconteceu com Christopher Nolan há quase duas décadas, quando ele tinha muitas dúvidas sobre seguir ou não com Batman e seu O Cavaleiro das Trevas.
“Isso vai ser emocionante. Temos que fazer isso”
Jonathan Nolan, que estreou a série Fallout no Prime Video, explicou em uma recente entrevista como seu irmão, o cineasta por trás de Oppenheimer, estava em dúvida sobre fazer uma sequência de Batman Begins. Aparentemente, ele estava com medo de se tornar mais um diretor de quadrinhos, mas Jonathan conseguiu convencê-lo do contrário.
“Passamos uma hora contando sua história de origem e isso foi ótimo, mas pensamos: ‘O que mais podemos fazer? Podemos pegar os personagens e mudar suavemente para outro gênero? Podemos passar de um filme de aventura para um filme de crime e máfia e trazer essa sensação?’. Então eu literalmente me sentei com Charle Roven (produtor) e Chris e disse: ‘Cara, não seja covarde, vamos fazer isso’. (...) Quando terminamos o roteiro, pensei: ‘Isso vai ser ótimo. Vai ser emocionante. Temos que fazer isso’. Ele conseguiu não se ver estigmatizado.” (Declaração para o Armchair Expert)
Não é preciso dizer que O Cavaleiro das Trevas é, até hoje, uma das produções mais aclamadas de todos os tempos, e não apenas no cinema de super-heróis. Como diz seu roteirista, é verdade que, além dos elementos básicos de Batman e seus personagens, O Cavaleiro das Trevas acabou sendo um filme diferente de Batman Begins.
De fato, para o terceiro filme, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Nolan explicou recentemente que eles tiveram que descartar Charada como vilão por medo de cair em uma história que poderia parecer semelhante à anterior. Todos os três filmes da trilogia podem ser vistos na Max.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!