Agora você tem a opção: ou toma a pílula azul e sua vida continua como antes, ou toma a pílula vermelha e assiste à revolucionária trilogia Matrix. O momento não poderia ser melhor, já que recentemente a Warner Bros. anunciou outra sequência da saga de ficção científica: Matrix 5. Resta saber como isso funcionará após a desconstrução da franquia de Matrix: Resurrections e sem as pioneiras irmãs Wachowski.
Qual é a história de Matrix?
No início do primeiro filme, o hacker Thomas Anderson, conhecido como Neo (Keanu Reeves), se pergunta sobre o que é a misteriosa Matrix. Rumores sobre o conceito estão circulando na rede, mas ninguém parece saber realmente do que se trata. Quando ele é contatado em uma boate pela infiltrada Trinity (Carrie-Anne Moss), que o aproxima das respostas às suas perguntas, de repente ele se vê como alvo do agente Smith (Hugo Weaving) e seus colegas.
No entanto, os capangas da Matrix não conseguem impedir o encontro entre Neo e Morpheus (Laurence Fishburne). O líder do misterioso grupo de Trinity acredita firmemente que encontrou o procurado e profetizado Escolhido... e apresenta a Neo uma escolha que mudará sua realidade para sempre.
O que se segue é uma ação de ficção científica contundente, para a qual foi necessário inventar uma técnica de efeitos especiais completamente nova. Esse efeito bullet time foi copiado e parodiado tantas vezes ao longo dos anos que ainda não terminamos de contar os exemplos.
Saga cyberpunk com um arco-íris de interpretações
Os filmes da saga Matrix foram fortemente inspirados em animes japoneses, como Ghost in the Shell ou Akira, e foram interpretados de vários ângulos ao longo dos anos. Além das questões existencialistas sobre realidade e consciência, e dos óbvios paralelos religiosos, a cineasta Lilly Wachowski confirmou outro nível de interpretação anos depois.
Isso se relaciona muito pessoalmente com ela e sua irmã Lana, pois ambas as Wachowskis são trans e não eram assumidas na época da produção de Matrix. Há três anos, em um vídeo da Netflix intitulado Behind the Streams, Lilly explicou:
“Estou animada com o fato de as pessoas estarem falando sobre Matrix como filmes com narrativas trans e adoro o quanto esses filmes significam para as pessoas trans [...] porque quando se fala em transformação, especialmente no mundo da ficção científica, trata-se de imaginação, construção de mundos e a ideia de que o aparentemente impossível se torna possível. Talvez seja por isso que o filme os toca. Fico feliz que essa tenha sido a intenção original. Mas o mundo corporativo ainda não estava pronto para isso.”
Onde você pode assistir aos filmes de Matrix?
Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions estão disponíveis no catálogo da Max. O filme Matrix Resurrections, que se passa 20 anos após os acontecimentos de Matrix Revolutions, pode ser visto tanto na Max quanto no Prime Video.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!