Quando se fala em Disney, é comum associar a empresa com momentos felizes, uma vez que a dona do Mickey Mouse fez parte da infância de muitas pessoas. No entanto, mesmo com toda a magia que ela carrega, a Disney não está livre de falhas, como ficou evidente com o incidente que gerou tamanha indignação pública.
Em uma recente postagem no X, um fã da Disney levantou a questão sobre qual teria sido o pior erro da empresa. Entre as diversas respostas recebidas, esteve presente uma situação que remete a um artigo do Metro de 2019 sobre a Disney ter impedido um pai enlutado de colocar Homem-Aranha na lápide de seu filho.
Qual foi a pior coisa que a Disney fez?
O caso fala sobre pequeno Ollie Jones, um ávido fã da Marvel que partiu aos quatro anos devido a uma doença genética rara. Seu funeral foi uma celebração temática do Homem-Aranha, com uma carruagem com balões e as cores típicas do personagem. Seu pai, Lloyd Jones, queria eternizar a memória de Ollie com uma gravura do Homem-Aranha na lápide, mas seus esforços foram frustrados pela negativa da Disney.
“Na verdade, muitos acreditam que os personagens são reais. Nós nos esforçamos para preservar a mesma inocência e magia em torno de nossos personagens que trouxeram tanta alegria a Ollie. Por esse motivo, seguimos uma política que começou com o próprio Walt Disney que não permite o uso de personagens em lápides, cemitérios ou outros marcadores memoriais ou urnas funerárias."
A família ficou chocada com a recusa e Lloyd diz: “Eu realmente não esperava por isso – é outro grande golpe. Eu tinha certeza de que eles permitiriam isso.” e completa que sentiu que a decisão seria mais por conta de dinheiro do que preservar a memória da criança. Mesmo em meio a tragédia, eles lutaram para tentar encontrar um meio de honrar a paixão de Ollie pelo super-herói, buscando apoio por meio de petições, que continuam circulando até hoje, e ofertas de doações de lápides.
A comunidade também se manifestou para apoiar a família, demonstrando solidariedade diante a difícil situação. Em contra partida, as autoridades locais buscaram maneiras de ajudar a família dentro das limitações legais impostas pelos direitos autorais da Marvel, destacando o impasse entre o desejo de honrar Ollie e as restrições comerciais.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!