O sucesso esmagador da Marvel com seu universo cinematográfico foi sentido em todo o mundo, mas em nenhum outro lugar foi tão grande quanto na China. Na última década, Hollywood percebeu que havia potencial nesse mercado asiático, e a Marvel foi uma das primeiras a explorá-lo, com vários de seus filmes obtendo grande parte de seus números astronômicos de bilheteria de lá.
No entanto, nos últimos anos, a relação com a China tem sido particularmente contenciosa, e até mesmo personagens com potencial para funcionar lá, como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, não tiveram um desempenho tão bom quanto o esperado. A Marvel Studios se deparou com armadilhas que lembram uma de suas primeiras tentativas de atrair o mercado chinês.
Conforme relatado no livro MCU - The Reign of Marvel Studios, o filme Homem de Ferro 3 seria fundamental para seus planos de entrar nesse mercado. Ele finalmente usaria um dos principais vilões do personagem de Tony Stark, o Mandarim, de origem asiática, e até mesmo teria uma sequência especial ambientada em Xangai, com atores chineses em importantes papéis coadjuvantes.
Seus planos foram interrompidos. Durante as filmagens, Robert Downey Jr. machucou o tornozelo durante uma cena de ação e a produção teve de ser interrompida por cinco a seis semanas. Para manter o cronograma, o diretor Shane Black completou algumas sequências filmando o ator da cintura para cima, mas era praticamente impossível filmar em Xangai, de modo que a cena principal na China não pôde ser feita e o papel do personagem de Wang Xueqi, que interpretaria o médico que operava Stark, foi minimizado no corte final.
Uma jogada descarada
Mas eles não queriam perder a oportunidade de atrair esse mercado emergente e filmaram várias sequências apenas com Wang Xueqi e alguns outros atores chineses, além de inserir anúncios de uma bebida local. Todo esse material foi usado em uma versão do filme com 4 minutos a mais e exibida apenas na China.
Infelizmente, o material ficou óbvio demais para o público chinês. Muitos viram isso como uma jogada barata por parte da Marvel, e um fã reagiu online dizendo que essa versão "tratava nós, chineses, como idiotas". Eles também reclamaram por não poderem ver a versão do filme que foi vista no resto do mundo, deixando claro que estavam sendo enganados. Mas Homem de Ferro 3, apesar de não ter agradado, acabou funcionando nas bilheterias e estabeleceu um bom relacionamento com os censores chineses para que pudesse continuar a lançar filmes no futuro, consolidando assim sua dominação mundial.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!