“Nos últimos 15 anos, tive a sorte de trabalhar com pessoas incrivelmente talentosas para a marca mais amada do mundo. Acho que a função de presidente não é mais a função profissional certa para mim. Por esse motivo, tomei a difícil decisão de renunciar ao cargo de presidente do Walt Disney Studios, em vigor hoje.”
Essas foram as palavras de um e-mail enviado a todos os funcionários da Disney pelo ex-CEO Rich Ross, em meados de abril de 2012. O motivo? Apenas duas semanas antes, o lançamento nos cinemas de John Carter: Entre Dois Mundos, dirigido por Andrew Stanton, um ex-gênio da Pixar que ainda estava no auge do sucesso de seu sublime Wall-E, foi um desastre financeiro absoluto.
O maior fracasso de todos os tempos da Disney
John Carter: Entre Dois Mundos planejou um universo conectado e fez todos os esforços com um orçamento estimado entre 250 e 307 milhões de dólares, mas só arrecadou 284 milhões nas bilheterias mundiais, sendo apenas 73 milhões em solo americano. A Disney estimou perdas de cerca de 200 milhões de dólares (que, ajustadas pela inflação, são de mais de 270 milhões).
O ator canadense Taylor Kitsch teve um ótimo início de carreira com seu papel em Friday Night Lights e depois como Gambit em X-Men Origens: Wolverine. A revista norte-americana The Hollywood Reporter até o incluiu na lista de talentos a serem acompanhados de perto, como um ator com o potencial de entrar na fechada corte das estrelas “A-List”. Isso, é claro, antes do desastre do filme John Carter, que pôs um fim abrupto a esse impulso.
Para o azar de Kitsch, o golpe final veio menos de um mês depois, com o lançamento de um segundo fiasco de bilheteria: Battleship - A Batalha dos Mares. Com um orçamento colossal de mais de 200 milhões de dólares (aos quais, é claro, ainda é preciso acrescentar os custos de marketing), o filme de ação e ficção científica faturou apenas 303 milhões mundialmente.
Uma recuperação na TV
Esses fracassos de bilheteria, de proporções financeiras tão grandes, minaram completamente as chances de o ator voltar ao topo da lista de sucessos em Hollywood. Isso não significa, obviamente, que ele não tenha conseguido se recuperar, mas foi principalmente na televisão que isso aconteceu.
Nos anos seguintes, ele participou de várias séries de alto nível, como a segunda temporada de True Detective, da HBO, A Lista Terminal, do Amazon Prime Video, e, acima de tudo, a minissérie Waco, em 2018, na qual desempenhou o papel muito sólido do guru David Koresh.
A redenção é possível para John Carter?
Kitsch acredita que sim, graças ao streaming, como ele disse ao The Hollywood Reporter: “As pessoas me param o tempo todo para falar sobre isso. Acho que as pessoas que estão assistindo ao filme agora pela primeira vez podem tirar muito mais proveito dele do que no início... Sinceramente, não o vejo como um fracasso”. Esses comentários foram feitos sete anos após o lançamento do filme, tempo suficiente para a ferida cicatrizar.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!