Uma das grandes franquias dos anos 2000, Piratas do Caribe representa uma importante propriedade intelectual da Disney. Embora não tenha novos filmes há x anos, a franquia conquistou mais de 4 bilhões de dólares na bilheteria global, a partir dos cinco capítulos da saga.
Sem novidades desde 2017, diversos rumores envolvem o retorno de Jack Sparrow, Will Turner III e Elizabeth Swann - algo que, aos poucos, está tomando determinado rumo: esses queridos personagens não devem retornar em um próximo capítulo. Em entrevista ao ComicBook, o produtor de Piratas do Caribe 6, Jerry Bruckheimer, confirmou que o próximo filme será um reboot.
Questionado sobre as aventuras pelos mares e pelos céus, Piratas do Caribe e Top Gun, o executivo deu algumas pistas do futuro. “Você realmente não sabe [o que vem por aí]”, disse ele inicialmente. "Porque com Top Gun, você tem um ator que é icônico e brilhante. E quantos filmes ele fará antes de Top Gun, não posso te dizer. Mas vamos reiniciar Piratas [do Caribe], para que seja mais fácil de construir porque você não precisa esperar por certos atores."
A fala do produtor provavelmente faz referência, principalmente, a Johnny Depp. Envolvido em um duradouro julgamento, ainda que tenha sido absolvido da acusação, o ator não deve retornar à Casa do Mickey tão cedo. Além dele, ainda existe o desafio de conciliar as agendas de Orlando Bloom e Keira Knightley.
Ninguém percebeu, mas Piratas do Caribe tem uma prequel: Poucos conhecem, porém explica o mistério sobre Jack SparrowEm 2022, Bruckheimer já havia antecipado que o intérprete de Jack Sparrow não deveria retornar. Entre os recentes rumores, há também um possível novo projeto estrelado por Margot Robbie que não seria, necessariamente, o sexto capítulo da franquia. “Achamos que temos uma história muito boa e emocionante que homenageia os filmes anteriores, mas também tem algo novo a dizer”, disse Sean Bailey, presidente da Walt Disney Studios Motion Picture Production, ao The New York Times em junho do ano passado.
Apesar de não existirem muitas informações sobre o vindouro projeto, sabe-se que Craig Mazin, criador de The Last of Us, está a bordo do navio pirata como roteirista ao lado de Ted Elliott. Ao LA Times, ele descreveu a história como "muito estranha", algo que parece ter agradado a Disney.
Ainda não há previsão de estreia para o novo Piratas do Caribe.