Minha conta
    "Seus filmes fedem aos anos 50, que é semelhante aos anos 80": Tarantino não gosta nada dos grandes clássicos desta lenda do cinema
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Tarantino não é muito fã de Alfred Hitchcock.

    Se tem uma coisa que Quentin Tarantino adora é dissecar as obras dos cineastas que alimentaram sua própria cinefilia — sejam clássicos absolutos da sétima arte ou produções mais nichadas.

    Inclusive, o diretor não tem nenhum problema em tirar de seus pedestais figuras icônicas do cinema, como Stanley Kubrick, cujas obras ele considera muito frias, muito compostas e carentes de humanidade. E suas críticas ferrenhas se estendem também a Alfred Hitchcock.

    Em artigo publicado pela revista britânica Far Out, Quentin Tarantino revelou os motivos pelos quais Hitchcock não estava entre seus cineastas favoritos. Principalmente porque acredita que o mestre não consegue impressioná-lo nos últimos atos de seus filmes:

    A década de 1950 o deteve, Hitchcock não poderia fazer o que ele, deixado por conta própria, gostaria de fazer. Quando ele conseguiu fazer isso, no final dos anos 60 e início dos anos 70, ele estava um pouco velho demais.

    Segundo o diretor de Pulp Fiction - Tempo de Violência, os cineastas que estudaram e se inspiraram em Hitchcock conseguiram superar o cultuado diretor.

    "Sempre pensei que os acólitos de Hitchcock levaram suas ideias cinematográficas e narrativas mais longe. Adoro os filmes Hitchcockianos de Brian De Palma. Adoro as meditações Hitchcockianas de Richard Franklin e Curtis Hanson. Prefiro esses ao verdadeiro Hitchcock."

    Nem mesmo os clássicos do cineasta receberam a gentileza de Tarantino. "As pessoas descobrem Intriga Internacional e dizem 'acho maravilhoso', quando, na realidade, é um filme muito medíocre."

    Um Corpo que Cai
    Um Corpo que Cai
    Data de lançamento 21 de julho de 1958 | 2h 09min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,5
    Assista agora

    Apesar de Um Corpo Que Cai, de 1958, ser um dos maiores sucessos de crítica de Hitchcock, Tarantino também não é fã dele. Em entrevista ao escritor Bret Easton Ellis, o diretor afirmou: "Não sou o maior fã de Hitchcock e, na verdade, não gosto de Um Corpo Que Cai e de seus filmes dos anos 1950 — eles fedem aos anos 50, que é semelhante ao fedor de década de 80."

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top