O Oscar 2024 ficou marcado pelo domínio de Oppenheimer, que foi o grande vencedor com sete estatuetas, e também pelas manifestações políticas na cerimônia.
Como Zona de Interesse consegue ser um dos filmes mais impactantes sobre o Holocausto, sem mostrar nenhuma cena de violênciaBillie Eilish, Mark Ruffalo e outros artistas usaram um bottom vermelho do Artists4Ceasefire na premiação, uma manifestação pedindo cessar-fogo para Israel no conflito contra Palestina. Zona de Interesse venceu como Melhor Filme Internacional no Oscar 2024 e o diretor Jonathan Glazer fez um discurso importante sobre Gaza, defendendo o povo palestino e relacionando as tragédias com as temáticas do filme.
"Todas as nossas escolhas foram feitas para nos refletir e nos confrontar no presente, não para dizer 'vejam o que eles fizeram naquela época', mas vejam o que fazemos agora. Nosso filme mostra onde a desumanização leva ao pior. Isso moldou todo o nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como homens que refutam o fato de que o judaísmo e o holocausto foram sequestrados por uma ocupação que gerou conflitos para tantas pessoas inocentes. Sejam as vítimas de 7 de outubro em Israel ou do ataque contínuo a Gaza, todos são vítimas dessa desumanização", disse Glazer no discurso.
Zona de Interesse se passa na Segunda Guerra Mundial, quando Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!