No final do século passado e início do novo milênio, o panorama cinematográfico testemunhou o lançamento de dois dos mais cativantes filmes do cinema pós-moderno estadunidense: Clube da Luta, dirigido por David Fincher em 1999, e Amnésia, de Christopher Nolan, lançado em 2000. Essas obras ajudaram a estabelecer um novo padrão para o cinema de Hollywood, redefinindo as fronteiras narrativas e temáticas.
Clube da Luta conta a história de um narrador anônimo, interpretado por Edward Norton, que, em meio a uma grave desilusão com seu trabalho administrativo, forma um "clube da luta" com um enigmático vendedor de sabonetes, interpretado por Brad Pitt, que pode ou não existir, talvez seja simplesmente parte da sua imaginação. Fincher explora sua descida à dúvida existencial em um estilo infinitamente imitado desde então.
Amnésia também brincou com os lados mais sombrios da psicologia, detalhando um homem interpretado por Guy Pearce, que sofre perda de memória de curto prazo e é incapaz de formar novas memórias. Após o assassinato da esposa, o homem utiliza um sistema de anotações manuscritas, tatuagens e fotografias para tentar reter memórias e informações e assim conseguir encontrar o responsável.
Entre memória e identidade: A ligação surpreendente entre duas obras icônicas de David Fincher e Christopher Nolan
Quentin Tarantino certa vez falou sobre Amnésia e Clube da Luta em entrevista ao The Guardian. Ele observou como o trabalho de Nolan pede ao público que encontre as pistas para seu mistério enquanto o assiste, enquanto o filme de Fincher os convida a assisti-lo uma segunda vez para ver se conseguem encontrar as mesmas pistas.
"Parte do apelo de Amnésia é que ele desafia você em um jogo para descobrir buracos no mistério, no cenário e na narrativa", disse o diretor de Pulp Fiction - Tempo de Violência e Kill Bill. "Ao contrário de algo como Clube da Luta, onde você assiste e depois quer assistir uma segunda vez para fazer furos. Na verdade, é um desafio para você fazer isso. Se você encontrar um buraco nele, é quase tão divertido quanto não encontrar um buraco".
Além da abordagem narrativa dos dois filmes, há um detalhe fascinante que liga Clube da Luta e Amnésia, uma reviravolta surpreendente que sugere que os dois mundos estão ligados de alguma forma. Após uma olhada mais detalhada, descobre-se que tanto Marla Singer (Helena Bonham Carter em Clube da Luta) quanto Teddy (Joe Pantoliano em Amnésia) possuem exatamente o mesmo número de telefone: 555-0134.
Agora, isso é mera coincidência, ou Nolan, que lançou seu filme depois de Fincher, estava brincando com as ideias presentes em ambos os filmes, temas de memórias perdidas e identidades confusas? A única coisa certa é que tanto Marla quanto Teddy são personagens que desafiam a confiança dos personagens e as expectativas dos espectadores, então esta coincidência pode ser uma pequena homenagem que o diretor de Oppenheimer dedicou ao cineasta responsável por O Assassino.