Steven Spielberg é um mestre da ficção científica. Seja com o apocalíptico Guerra dos Mundos, o arrepiante Minority Report - A Nova Lei, o chocante A.I. - Inteligência Artificial ou, é claro, o hilário E.T. O Extraterrestre, o diretor ofereceu ao gênero cinematográfico múltiplas obras-primas.
Desta vez, vamos nos concentrar no primeiro filme de ficção científica de Spielberg: Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Em 1977, ele experimentou trabalhar com um gênero que, embora ele talvez não soubesse na época, o seguiria ao longo de sua carreira.
Qual é a história de Contatos Imediatos do Terceiro Grau?
Contado pelos olhos de Roy Neary, um pai de família interpretado por Richard Dreyfuss, Contatos Imediatos de Terceiro Grau retrata o aparecimento de fenômenos cada vez mais estranhos em todo o mundo, prenunciando a chegada de seres extraterrestres à Terra. Contra a orientação do governo federal, Neary, que pensou ter visto um “disco voador” sobrevoando seu carro, está desesperado para descobrir a verdade.
Inserido numa atmosfera já emblemática do que se tornaria o cinema de Spielberg (tingido de aventura, magia, mistério e emoção), o quinto longa-metragem do diretor terminou com uma cena memorável que entraria para a história da ficção científica.
O filme também permitiu que Spielberg se relacionasse com outro gigante do cinema: o francês François Truffaut, a quem ele ofereceu o papel do professor Claude Lacombe.
Avaliado com 4,2 estrelas de 5 possíveis pelos espectadores do AdoroCinema e indicado ao Oscar em sete categorias, Contatos Imediatos de Terceiro Grau estabeleceu muitos marcos na filmografia de Spielberg, bem como na história do cinema de ficção científica.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!